23 fev 21

Por que devo investir em um MBA?

Novas profissões surgem e outras são extintas com a Quarta Revolução Industrial, veja como se manter ativo no mercado de trabalho diante desse cenário

Em um mundo em constantes e aceleradas mudanças, muitos profissionais se perguntam como se manter atualizado para o mercado de trabalho? E se vale a pena ou não investir num MBA?  

Antes de responder a essas indagações, vale a pena uma reflexão: em muitas indústrias e países, a maioria das ocupações ou especialidades procuradas hoje não existia há dez ou mesmo cinco anos atrás. Essa transformação no mercado de trabalho, dada a Quarta Revolução Industrial, não para por aí. Segundo uma estimativa do Fórum Econômico Mundial, 65% das crianças que estão atualmente no ensino fundamental trabalharão com profissões que sequer conhecemos hoje.

Conforme setores inteiros se ajustam, a maioria das ocupações estão passando por uma fase fundamental de transformação. Embora alguns empregos sejam ameaçados pela automatização, outros crescem rapidamente.

Daqui a alguns anos, provavelmente, não teremos mais atendentes de telemarketing, os chatbots cumprirão essa tarefa. Mas, por outro lado, precisaremos de especialistas em negócios, conectados ao mercado digital, para conduzir essas transformações nas organizações e na sociedade. Portanto, está claro que os profissionais precisam se adequar ao novo cenário e investir cada vez mais em educação continuada.

No geral, apesar das transformações e da crise da Covid-19, há uma perspectiva modestamente positiva para os níveis de emprego na maioria das indústrias, com o crescimento deles esperados em diversos setores. Mas para isso o profissional precisará empregar esforços para adquirir novas habilidades, principalmente, as chamadas soft e digital skills. E investir em um MBA é um desses passos.

Além das razões já mencionadas, veja outros seis bons motivos pelos quais você deve fazer um MBA:

1. Aumento salarial

Basta uma simples pesquisa no Google para traçar o comparativo entre os salários pagos a um profissional com MBA e o rendimento daqueles que possuem apenas o diploma de ensino superior. Há uma diferença significativa!

Um profissional com MBA geralmente é melhor e mais bem remunerado, independentemente, se ele trabalha no setor público ou privado. Um estudo feito pela Catho apontou que os profissionais com MBA tiveram um aumento de 31% no salário.

2. Seja seu próprio patrão

Com uma graduação em administração de empresas, muitos profissionais tornam-se jovens empresários. No entanto, não conseguem lidar com a pressão e a flexibilidade exigida pelo mercado. Resultado: muitas empresas fecham a operação em menos de um ano. De acordo com um levantamento do SEBRAE, 27% das empresas quebram após o primeiro ano em atividade. (linkar: https://administradores.com.br/noticias/27-das-empresas-no-brasil-fecham-no-primeiro-ano)

Ao se inscrever em um programa de MBA ou em uma pós-graduação voltada à Pequenas e Médias Empresas (PMEs), você pode adquirir o conhecimento e as práticas necessárias para desenvolver e operar seu próprio negócio.

No programa, você aprenderá gestão de negócios, gestão de pessoas, planejamento e até como lidar com finanças. Essas habilidades o colocarão na posição perfeita para administrar seu próprio negócio com eficácia, ao mesmo tempo que contribuem para o desenvolvimento econômico de seu país.

3. Melhore suas oportunidades de carreira

Um programa de MBA oferece um campo mais diversificado e amplo para os graduados expandirem seus conhecimentos. Existem várias matérias cobertas por um programa de MBA, incluindo recursos humanos, estatística, tecnologia e sistemas de informação, economia e finanças.

Todo esse conhecimento qualifica um profissional com MBA a seguir carreira em várias áreas e setores de negócios, bem como no setor público. Desta maneira, o mercado de trabalho observa o candidato com outros olhos. Ele entende que aquele profissional tem o conhecimento e a flexibilidade para se adaptar às novas e constantes mudanças nos negócios.

4. Fortaleça seu networking

Escolas de negócios com cursos renomados oferecem uma excelente base para que seus alunos de MBA conheçam pessoas influentes no mercado. No processo de seleção desses cursos, é observada a maturidade profissional da pessoa que está se candidatando e os objetivos que ela busca alcançar com a obtenção do MBA.

Um bom programa de MBA, portanto, abre o caminho para você interagir com futuros gerentes e executivos de negócios. Quando o curso for concluído, essas pessoas podem ser parceiros de negócios ideais ou até mesmo fornecer recomendações excepcionais em seu nome.

5. Flexibilidade

Para quem está no mercado de trabalho e gostaria de manter o emprego, um programa de MBA pode oferecer esse tipo de flexibilidade. O mesmo não ocorre em muitos programas de mestrados e doutorados que exigem uma dedicação integral do profissional.

A maioria dos cursos de MBAs, especialmente no Brasil, é oferecida no período noturno, após o expediente e, geralmente, há a opção de assistir às aulas ocasionalmente também aos fins de semana. Essa opção fornece aos alunos o ritmo ideal para eles investirem em uma nova formação sem se sentir incomodados ou estressados.

6. Credibilidade

Indivíduos que desejam deixar uma boa impressão ao mercado de trabalho, descobrirão que um MBA lhes oferece a credibilidade necessária para novos voos na carreira.

Quem dirige negócios e lidera equipes e possui um MBA estará mais empoderado e inclinado a tomar a decisão certa em comparação com alguém sem a titulação. Em última análise, um MBA mostra que você é um especialista no que faz com domínio sobre áreas como finanças, gestão, consultoria de negócios, RH etc.


Voltar