04 mar 21

Educação securitária

Investimento em seguros amplia a proteção de todas as camadas da sociedade, ao reduzir perdas causadas a pessoas e empresas por imprevistos

Educação securitária: o que é e qual a sua importância

A vida é feita de riscos. De um dia para o outro, em um momento de crise como a enfrentada em 2020, com a pandemia mundial do Coronavírus, por exemplo, é possível perder o emprego estável de muitos anos.

Imprevistos podem acontecer a qualquer momento, e não conseguimos prevê-los, como no exemplo citado, ou tantos outros que podem fazer parte do nosso cotidiano: a perda total de um carro em decorrência de colisão no trânsito; um incêndio em casa, iniciado na fiação elétrica, ou ainda o falecimento de um membro da família de maneira inesperada, deixando todos desamparados do dia para a noite.

Logo, um ponto preocupante é: você pode não estar preparado financeiramente para arcar com os danos se algum prejuízo inesperado acontecer, e os problemas de ordem financeira dificultam ainda mais os momentos delicados a que estamos sujeitos ao longo de nossa história.

Pensando nisso, é fundamental proteger os bens materiais e pessoais e, nesta seara, o mercado securitário brasileiro está apto a auxiliar indivíduos e empresas. Afinal, aguardar algo ruim acontecer para só depois tomar providências com certeza é a maneira menos eficiente e mais onerosa de se lidar com os imprevistos.

Como a educação securitária ajuda a planejar o futuro?

No universo dos seguros, cabe bem aquele ditado: “melhor prevenir do que remediar”. E, quanto mais cedo uma pessoa se prepara, mais tranquila ela fica. “Os conceitos de seguros e previdência estão relacionados à proteção e à continuidade: dos negócios, do sustento à família, da impossibilidade de trabalho, da aposentadoria confortável”, explica o professor doutor Carlos Eduardo de Mori Luporini, coordenador do MBA Seguros e Previdência, do ProCED-FIA.

“A Educação Securitária é a maneira de ampliar os conhecimentos dos indivíduos, sejam pessoas físicas ou empresas, a respeito de seguros e previdência, tornando a compra de produtos e serviços oferecidos pelo setor mais consciente e qualificada”, complementa.

Em outras palavras, trata-se de um planejamento para o futuro, pensando em si próprio e nas pessoas que são importantes, fundamentais, na vida de cada um (pais, filhos, cônjuges), ou, no caso das empresas (colaboradores e ativos).

Os seguros ofertados atualmente são muitos, para as finalidades diversas, como seguro de vida, seguro auto, seguro residência, seguro empresarial, seguro para doenças graves… todos eles são comercializados para pessoas físicas e jurídicas, independentemente da classe social.

Mas ainda é preciso quebrar o tabu de que apenas as classes mais abastadas da sociedade podem se beneficiar de tais proteções. Nos dias de hoje, mais do que acessíveis, esses seguros são fundamentais para qualquer pessoa que pretende se proteger e segurar aqueles que amam.

Seguros no Brasil

Atualmente, o Brasil conhece pouco sobre o mercado securitário e investe apenas na compra de seguros mais simples, como auto e residência. De acordo com o professor Carlos Luporini, “ainda não está arraigada na formação do jovem brasileiro a necessidade de proteger o futuro” e a contratação de seguros fundamentais como vida, residência, previdência privada ou para proteger pequenos negócios ainda é muito pequena, se comparada a outros lugares do mundo.

A realidade brasileira é bastante distinta, por exemplo, de países como os do Hemisfério Norte, nos quais “o seguro e a previdência fazem parte do cotidiano das pessoas para preservação do patrimônio, proteção contra riscos inesperados e garantia do futuro familiar”, afirma.

Como, então, incentivar a Educação Securitária entre os brasileiros, demonstrando a importância de poupar no presente para usufruir no futuro?

Para o especialista, a Educação Securitária faz parte de um segmento da Educação Financeira, pois se assemelha a uma poupança popular. “Saber o que é risco e quais os fundamentos do mutualismo, por exemplo, são conceitos técnicos, mas que contribuem para o conhecimento e a aceitação de ser necessária a proteção para os seus bens, a sua vida, os seus negócios e a sua família”, exemplifica Carlos Luporini.

De acordo com o professor, que conhece o setor com a palma da mão, a cultura do seguro e da previdência deve ser trabalhada logo cedo, desde os ensinos fundamental e médio. “É importante disseminar os conceitos, porque os jovens que os assimilam podem tornar-se multiplicadores desses ensinamentos na sociedade”, acredita.

Formação e especialização

Carlos Luporini salienta que o mercado de seguros existe há cerca de 300 anos e que muitas companhias ainda preservam tradições históricas de comercialização. Os profissionais antigos aprendiam o ofício dentro das próprias empresas, subindo de postos até tornarem-se dirigentes.

Hoje, apesar de ainda não existir uma formação superior em Educação Securitária, nas últimas décadas foram criados cursos de pós-graduação, MBA’s e cursos de curta duração na área de seguros e previdência. “Com a evolução digital e a competição mais acirrada, a educação securitária de nível superior começou a prosperar. Como não há no país cursos superiores de seguros e previdência e nas universidades pouco se comenta sobre o setor, a solução para fomentar a formação do profissional está na educação executiva”, comenta.

O professor recorda que o MBA de Seguros e Previdência do ProCED-FIA está na vanguarda desse tipo de formação. Há vinte anos formando profissionais para o setor, a proposta institucional do curso segue duas orientações fundamentais:

Visão: ser referência na formação de líderes nos segmentos de seguros e previdência, que se destaquem como cidadãos e como gestores capazes de contribuir decisivamente para a ampliação sustentável dos respectivos mercados;

Missão: proporcionar aos executivos dos segmentos de seguros e previdência conceitos, métodos e técnicas de gestão aplicáveis, permitindo que sejam os profissionais mais valorizados em suas áreas de atuação, orientados pela ética e com habilidades para identificar oportunidades de negócios e potencializar resultados nas organizações.

Para saber mais a respeito dos cursos de formação e especialização no setor oferecidos pelo ProCED – FIA, acesse: www.fia.com.br/proced

Gostou do conteúdo? Compartilhe! E aproveite para aprender como se preparar para o futuro com nossa equipe de profissionais certificados.


Voltar