31 jan 21

HARD E SOFT SKILLS: O QUE VOCÊ PRECISA DESENVOLVER PARA SER UM VERDADEIRO LÍDER CORPORATIVO

Alie conhecimentos técnicos a recursos de Inteligência Emocional e veja sua carreira decolar

Como as competências hard e soft skills formam um líder? Engana-se quem pensa que as empresas ainda se impressionam apenas com um bom currículo, ou que ele sozinho seja suficiente para garantir o emprego dos sonhos. As companhias buscam, hoje, não apenas um profissional com boa formação e alta capacidade técnica, mas principalmente aquele indivíduo que se relaciona bem com seus pares, encontra soluções criativas para vencer desafios e entrega resultados acima da média para seus superiores.


Isso significa, em outras palavras, que o líder do século XXI se distingue dos demais colaboradores justamente por reunir habilidades técnicas e individuais, o que no jargão corporativo denominamos de hard e soft skills.

O que são hard e soft skills?

Hard skills, como a própria tradução do inglês sugere (habilidades “fortes, técnicas”), são competências que capacitam determinado profissional para o desempenho de suas funções. Fazem parte dessa categoria os cursos superiores, os cursos complementares (idiomas, programas e ferramentas específicos que capacitam para determinada profissão), um intercâmbio no exterior, apresentação de trabalhos em congressos, entre outros.

Em resumo, é o que o profissional estudou, realizou de fato ao longo de sua carreira e pode incluir no currículo ou na hora da entrevista de emprego. São competências factuais, mensuráveis, que podem ser adquiridas com tempo e dedicação.

Já as soft skills (que em tradução literal se transforma em “habilidades leves, suaves”) devem ser compreendidas como a capacidade de o indivíduo se relacionar com o meio e com os outros. São aptidões interpessoais altamente reconhecidas dentro das corporações, que demonstram estrutura psicológica apta ao trabalho em grupo, controle e segurança frente a desafios, entre outras qualidades bastante valorizadas pelos setores de RH das empresas.

Entram nesse grupo a resiliência, a empatia, a facilidade de se comunicar e de interpretar a comunicação de terceiros, entre outras características relacionadas à Inteligência Emocional, conceito desenvolvido pelo psicólogo Daniel Goleman a partir dos anos de 1990.

A relevância da Inteligência Emocional para as corporações

De acordo com essa vertente da Psicologia, quanto mais uma pessoa percebe, processa, compreende e gerencia o conjunto de competências relacionadas à sua própria vida, melhor ela conseguirá lidar com suas próprias emoções e de terceiros. Segundo Goleman, a Inteligência Emocional é fundamentada com base em cinco pilares, que são: a autoconsciência, a autorregulação, a automotivação, a empatia e as habilidades sociais.

Para desenvolver essas cinco habilidades fundamentais no relacionamento interpessoal, seu autor propõe o desenvolvimento de 12 características essenciais:

  • Autoconhecimento emocional
  • Autocontrole emocional
  • Adaptabilidade
  • Orientação para realização
  • Perspectiva positiva
  • Empatia
  • Consciência organizacional
  • Influência
  • Coach e mentoria
  • Administração de conflitos
  • Trabalho em equipe
  • Liderança inspiradora

Três passos para fortalecer suas soft skills

O profissional que tem como objetivo fortalecer ou ampliar suas soft skills deve levar em consideração alguns itens essenciais levantados por Goleman. O primeiro passo é aprender a se autorregular, identificando o surgimento de emoções fortes como o estresse, tornando essas emoções conscientes, nomeando-as e “deixando-as passar”, sem reagir de imediato. A meditação é uma boa aliada para esse exercício.

O segundo passo deve ser o que o autor denominou de “impor limites com gentileza”. Líderes e pessoas com elevadas soft skills conseguem se comunicar delicada e gentilmente, em quaisquer contextos.

Por fim, o terceiro passo decisivo de incremento das soft skills é a criação de uma cultura pessoal e profissional de feedback. Ela pode ser traduzida em organizar uma rotina na qual amigos, colegas, gestores e familiares avaliam suas habilidades e, com os dados em mãos, anotados, é possível posteriormente realizar uma autoavaliação e melhorar os pontos deficientes.

Quais são as soft skills mais importantes no mercado?

Atualmente, diferentes qualidades pessoais podem transformar um colaborador comum em um líder. Depende muito do que cada pessoa busca para sua carreira e, principalmente, para suas relações interpessoais e seu crescimento como profissional e ser humano. Confira, aqui, algumas características bastante valorizadas pelas empresas:

  • Saber trabalhar em grupo de maneira colaborativa
  • Ser flexível, se adaptar bem às mudanças
  • Gerenciar o estresse sem perder o foco
  • Ouvir atentamente e se comunicar de maneira clara
  • Liderar, motivar e engajar um grupo
  • Orientação para resultados: trabalhar com foco em eficiência

O profissional que as empresas procuram é, portanto, aquele que equilibra um número considerável de hard e soft skills. É importante apresentar o conhecimento técnico adequado para desempenho de determinadas funções (hard skills), assim como demonstrar que a inteligência emocional está em dia, possibilitando o trabalho em grupo, a flexibilidade, a empatia, a resiliência, o gerenciamento de tempo e de estresse e a liderança.

Aprendizado contínuo

O indivíduo que deseja crescer e se destacar dentro de uma corporação, seja ela pequena, média ou grande, nacional ou internacional, precisa ter em mente que o currículo ainda é, sim, importante, e deve estar atualizado de acordo com a sua profissão.

Um engenheiro deve ter formação adequada, buscar a especialização e nunca abandonar os estudos e as atualizações na área. Mas, assim como títulos e saberes técnicos são fundamentais para o dia a dia desse profissional, saber lidar com seus companheiros de trabalho, subordinados e/ou superiores, administrar de maneira positiva o estresse e enfrentar os desafios com resiliência são características fundamentais para o sucesso pessoal e da equipe.

Dessa maneira, sem as hard skills em dia e as soft skills desenvolvidas, dificilmente virão o reconhecimento, as promoções e o tão almejado sucesso profissional. Para qualquer profissional.

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