31 jan 22

A Quarta Revolução Industrial: o que você precisa saber sobre as novas tecnologias para aumentar a produtividade do seu negócio

Depois do vapor, da eletricidade e da automação mecânica, agora, é a vez da conexão. Estamos caminhando na quarta revolução industrial, também conhecida como indústria 4.0. O conceito define a indústria do futuro em que fábricas inteligentes usam a informação e a tecnologia para digitalizar processos. 

Na prática, a atual revolução é assinalada pela personalização de produtos e a criação de novos modelos operacionais. Essa realidade se dá graças ao uso das fábricas inteligentes, onde os sistemas físicos e virtuais cooperam para a fabricação customizada em âmbito global.

“O que torna a Quarta Revolução Industrial fundamentalmente diferente das anteriores é a fusão dessas tecnologias e a interação entre os domínios físico, digitais e biológicos”, ressalta o economista Klaus Schwab, fundador e presidente executivo do Fórum Económico Mundial, em seu livro intitulado “A Quarta Revolução Industrial”.

Neste artigo, vamos abordar as principais tecnologias que tornam essa fusão do mundo virtual com o real possível e de como forma essa revolução digital está mudando o mundo dos negócios. Confira!

Quarta Revolução Industrial e suas tecnologias

Automação, inteligência artificial, IoT, aprendizado de máquina e outras tecnologias avançadas ligadas à Industria 4.0 podem capturar e analisar rapidamente uma grande quantidade de dados, o que é uma vantagem competitiva.  

De acordo com uma pesquisa recente da PwC, enquanto a crise do COVID-19 levou 70% das empresas a cortar ou adiar os investimentos planejados, apenas 22% disseram que suas empresas estão restringindo os investimentos em transformação digital.

A maioria das empresas está ciente do potencial das tecnologias da Indústria 4.0 para proteção contra períodos de baixo crescimento. Os líderes empresariais esperam que essas aplicações aumentem a produtividade, reduzam os custos de mão-de-obra e protejam, ou mesmo ampliem, as margens.

Para entender um pouco mais sobre as vantagens da adoção de tecnologias da Quarta Revolução Industrial, separamos, abaixo, as principais características delas:

Customização em massa: a nova indústria permite uma produção mais flexível e recursos de customização acessíveis.

Rastreabilidade e manutenção preditiva: as tecnologias 4.0 permitem o acompanhamento em tempo real de dispositivos, máquinas e dados, o que permite que os problemas sejam detectados rapidamente e para um monitoramento mais preciso.

Inteligência Artificial: são softwares e robôs capazes de simular as habilidades humanas para tomar decisões e resolver problemas.

Computação em nuvem: permitem que os dados sejam mantidos e armazenados em um ambiente online onde os recursos podem ser acessados e gerenciados por meio de uma conexão com a internet. Isso ajuda a otimizar os custos de estrutura e armazenamento, bem como o gerenciamento remoto.

Segurança cibernética: permite proteção contra roubo ou proteção contra danos de hardware, software ou dados eletrônicos, garantindo mais segurança às empresas.

Realidade aumentada: permite a interação das informações virtuais com o ambiente real por meio de câmeras, telas e GPS, que fazem simulações 3D do processo para que os problemas sejam detectados com antecedência.

IoT (Internet of Things): é a possibilidade de conectar objetos físicos à internet ou utilizar outros meios de comunicação como carros automáticos ou monitoramento de processos em tempo real nas empresas.

CPS (sistemas ciberfísicos): Esses sistemas digitalizam objetos e processos em uma empresa, criando um “irmão gêmeo digital” para todos eles.

Robôs colaborativos: Os Cobots como também são conhecidos são dispositivos projetados para auxiliar as pessoas em seu trabalho, integrando trabalho humano e automação.

Biologia sintética: a biologia sintética permite o redesenho de sistemas biológicos e a criação de células, circuitos genéticos, enzimas e assim por diante.

Big data e análises: estamos na era dos dados e sua coleta, armazenamento e análise são essenciais para o Business Intelligence e para a tomada de decisões.

Agora que você já sabe quais são as tecnologias que auxiliam os processos produtivos na Quarta Revolução Industrial, está na hora de entender as vantagens da aplicação dessa inteligência em seu negócio. Veja a seguir por que você deve investir nos processos tecnológicos da Indústria 4.0.

Oportunidades com a Quarta Revolução Industrial

Nas últimas décadas, o avanço tecnológico foi notável. As rápidas e importantes mudanças ofereceram a chance de melhorar a produtividade, mas também criaram preocupações com o futuro. Um dos maiores temores relacionados às novas tecnologias é que os robôs e a inteligência artificial substituiriam o fator humano no mercado de trabalho gerando o “desemprego tecnológico”.

No entanto, esta não é a primeira vez que as pessoas encaram o progresso tecnológico como uma ameaça para seus empregos. Nos séculos XIX e XX, quando outra grande onda de progresso tecnológico ocorreu, temores semelhantes surgiram, mas não se provou que estavam corretos; as conquistas tecnológicas desses séculos finalmente conduziram à criação de novos empregos que compensaram totalmente as consequências da adoção de novas tecnologias que economizam empregos.

Após descontruir o mito, vamos à realidade. Segundo uma pesquisa da consultoria BDC, 60% das empresas que adotaram algum tipo de tecnologia da Indústria 4.0 afirmam que elas ajudaram a aumentar sua produtividade. O principal fator para o crescimento da produtividade em uma fábrica inteligente é a capacidade de prever e evitar o tempo de inatividade e otimizar a eficácia e a manutenção do equipamento.

As tecnologias digitais também podem ajudar os funcionários a se tornarem mais eficientes. Os sensores das fábricas inteligentes, por exemplo, dizem quantos itens o funcionário produziu em um dia, quantos desses itens estão com defeito e quanto tempo levou para produzi-los. Com base nisso, é possível identificar quem precisa de mais treinamento.

Custos operacionais mais baixos

Ao adotar as tecnologias digitais, há ainda uma redução dos custos operacionais graças aos seguintes processos:

• Monitoramento da produção em tempo real e controle de qualidade para reduzir o desperdício e retrabalho

• Manutenção preditiva para evitar reparos caros e tempo de inatividade não planejado

• Maior automação para economizar custos de mão de obra e melhorar o rendimento

Melhora a qualidade do produto

Melhor qualidade do produto é outro benefício das tecnologias digitais. O controle de qualidade em tempo real pode, por exemplo, permitir que a empresa obtenha a coleta de dados em cada ponto de sua produção. Isso ajudará os executivos da empresa a verificar como as mudanças nas condições afetam a qualidade de seus produtos.

Por exemplo, como a mudança dos níveis de calor afeta a qualidade ou como diferentes funcionários influenciam a produção. Com o tempo, essas informações podem ajudá-lo a reduzir ou até mesmo eliminar as devoluções de clientes que ocorrem quando os produtos não atendem às especificações.

Torna o negócio mais inovador

Aqueles que adotaram tecnologias da Indústria 4.0 disseram que elas os ajudaram a tornar o negócio mais inovador

Novos modelos de negócios possibilitados por produtos inteligentes e novas tecnologias avançadas, como a impressão 3-D, estão apenas começando a surgir. Eles prometem estimular a inovação em escala monumental nos próximos cinco a 10 anos.

Gostou do artigo? Ele te ajudou a entender um pouco mais sobre as tecnologias da Indústria 4.0 e como você pode usá-las para o benefício do seu negócio? Que tal, então, agora saber um pouco mais sobre os passos para tornar a sua empresa digital?


Voltar