11 dez 18

Quer ir rápido, vá sozinho mas, se quer ir mais longe, vamos juntos

Escrito por Eliane Honel

Este provérbio africano traduz como devemos atuar em um mercado altamente competitivo como é o segmento de Seguros e Previdência.

Este mercado que totalizou R$ 18,7 bilhões em prêmios de seguro, aportes a planos de previdência e títulos de capitalização no período de jan/set 2018 (SUSEP) e R$ 96,9 bilhões em saúde suplementar (segmento médico-hospitalar e odontológico) no 1º semestre de 2018 (ANS).

E está em rota de recuperação uma vez que o acumulado da receita de prêmios Susep no período de jan/set 2018 teve um aumento de 8,7% nos ramos elementares exceto DPVAT (com destaque para seguro de transporte e rural) e 9,2% no grupo de planos de risco de cobertura de pessoas quando comparado ao mesmo período em 2017 e, em saúde, a receita foi 10,3% superior ao mesmo período de 2017.

E enquanto o mercado dá sinais de aquecimento, o consumidor também está mudando: as novas gerações não querem mais os “velhos” modelos de negócios e demandam menos burocracia, mais agilidade, mais transparência, mais facilidades (em todas as etapas do processo de aquisição e uso do serviço), ou seja, conveniência em todas as interações da jornada do cliente.

De fato, um estudo da Bain & Company, o Customer Loyalty in Insurance 2018, feito com mais de 180 mil clientes de ramos elementares e vida, em mais de 20 países, incluindo o Brasil (5 mil entrevistados) mostra que, quantos mais pontos de contato a seguradora tem com seu cliente e serviços adicionais ao produto principal, maior será a percepção da proposta de valor e, consequentemente, sua fidelização.

A combinação destes elementos forma um cenário de constantes mudanças, muita transformação digital, muitas discussões regulatórias, pressão por redução de despesas, otimização de custos, aumento da eficiência operacional e tornam a concorrência mais acirrada.

O profissional precisa estar preparado: revisitar, aprofundar e adquirir conhecimentos e ampliar sua rede de relacionamento.

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