02 maio 22

Os três tipos de inovação: produto, processo e modelo de negócios

Descubra o papel que a inovação pode desempenhar em sua carreira e nos seus negócios.

Nunca se falou tanto sobre promover a inovação e a importância da cultura inovadora nas empresas em todo o mundo para propiciar um processo criativo e eficiente de geração de produtos e soluções. Com o cenário mudando do dia para a noite, impulsionado pelos avanços tecnológicos, não há dúvidas de que adaptar a forma de pensar e a maneira de se fazer negócios é imprescindível para sobreviver na nova economia. Para tanto, é preciso pensar sempre no tripé da inovação: produto, processo e modelo de negócios.

A inovação se tornou o motor da administração moderna para atrair de forma intensa a atenção do cliente. Dificilmente, uma empresa que não inova sobrevive em um mercado de concorrência extrema. Segundo Michael Porter, famoso professor da Havard Business School e autor de diversos livros sobre estratégias de competitividade, uma das formas de competir é se diferenciando da concorrência.

Mas, na prática, o que significa a palavra inovação?

Muitas pessoas confundem o ato de inovar somente com a possibilidade de criar algo novo. Embora o termo seja frequentemente usado para descrever a tecnologia mais recente, a verdadeira definição de inovação empresarial refere-se a gerar receita.

Em outras palavras, podemos dizer que inovação é quando as empresas implementam novos processos, ideias, produtos e serviços com o objetivo de impulsionar os resultados financeiros, além, claro, de agregar mais valor para as pessoas e para os negócios.

Tipos de inovação

Existe várias maneiras diferentes de uma empresa inovar. Podemos considerar três categorias gerais: produtos, processos e modelos de negócios. Ao estreitar o foco em um tipo específico de inovação, é possível se tornar uma empresa mais eficaz e estratégica.

Quando bem feita, a inovação avalia a direção do mercado ou as mudanças de comportamento dos consumidores.

Inovação de Produtos

Quando se fala em inovação, certamente a maioria das pessoas pensa em inovação de produtos. Essa inovação pode vir de três formas: 

 1. O desenvolvimento de um produto completamente novo de uma empresa. Como exemplo o Kindle da multinacional de tecnologia norte-americana Amazon.

 2. Uma melhoria de desempenho do produto existente, como por exemplo, o aumento na resolução da câmera digital do iPhone 11.

 3. Um novo recurso para um produto existente, como vidros elétricos de um carro.

Os motivadores para a inovação de produto podem ser os avanços tecnológicos, mudanças em relação ao comportamento de compra do cliente ou design de produto desatualizado.

Inovação de Processo

A inovação de processo é a implementação de métodos de produção e entrega em um esforço para aumentar os níveis de produção de uma empresa e reduzir custos. Em termos gerais, inovar em processos é projetar uma nova maneira de ser mais eficiente no negócio principal.

Essa inovação pode incluir mudanças no equipamento e na tecnologia usada em uma fábrica, melhoria de ferramentas, técnicas e soluções usadas para ajudar na cadeia de suprimentos e sistemas de entrega, bem como os métodos usados para contabilidade e atendimento ao cliente.

Ao contrário da inovação de produto, que é visível ao cliente, uma mudança no processo só é vista e avaliada internamente. Dos três tipos de inovação, o processo é normalmente a de menor risco.

Exemplo notável

Um dos exemplos mais famoso e inovador relacionado foi a invenção de Henry Ford, fundador da Ford Motor, que introduziu a primeira linha de montagem móvel do mundo. Essa alteração de processo não apenas simplificou a montagem do veículo, mas também reduziu o tempo necessário para produzir um único veículo de 12 horas para cerca de 90 minutos.

Inovação de Modelo de Negócios

Essa inovação não implica necessariamente em mudanças de produto ou mesmo no processo de produção, mas na forma como ele é levado ao mercado. E, enquanto as inovações citadas anteriormente podem ser moderadas, a inovação de modelo de negócios é quase sempre ariscada e transformadora.

AirBnB, Uber, iFood e Spotify, certamente são nomes que logo surgem à cabeça das pessoas quando se fala em inovação no modelo de negócios. Não à toa. Eles são exemplos perfeitos de empresas que se moveram rapidamente e foram capazes de “chacoalhar” mercados antigos ajustando ou invertendo o modelo de negócios tradicionais de seu setor.

Devido esses exemplos, há quem pense que apenas as startups são capazes de inovar em massa no modelo de negócios. O que é um engano. As startups têm uma grande vantagem devido à capacidade de adaptar rapidamente seu modelo, pois estão no processo de criação de um projeto inicial de negócios. Entretanto, existem diversas instituições grandes e conhecidas globalmente que se apoiaram em suas vantagens de ter uma base maior de clientes e mais recursos para desafiar seu modelo de negócio e “interromper” a si mesma.

Um exemplo disso é a própria Amazon, já citada aqui, que encontrou um novo canal para o cliente por meio da tecnologia, eliminando o canal de distribuição de varejo tradicional e desenvolvendo relacionamentos diretos.

A importância de antecipar-se a possíveis interrupções

A inovação de modelo de negócios permite a uma empresa aproveitar as mudanças nas demandas e expectativas dos consumidores/clientes. Se organizações como a Amazon não conseguissem inovar e mudar seus modelos de negócios, seria possível que fossem substituídas por empresas recém-chegadas, mais capazes de atender à demanda dos clientes.

Quem provou desse amargo desfecho foi a não menos famosa Kodak, que se concentrou apenas nos fluxos de receita existentes e teve um outro destino. A empresa já foi responsável por 90% das vendas de filmes e 85% das vendas de câmeras fotográficas.

Números impressionantes, que fizeram a marca se enxergar como uma empresa de filmes e produtos químicos. Dessa forma, quando o próprio engenheiro da empresa, Steven Sasson, criou a primeira câmera digital, a Kodak ignorou a oportunidade de negócio. O motivo: os executivos estavam receosos de que a mudança para o digital afetaria seu principal fluxo de receita.

O final dessa história, todos já conhecem. A empresa perdeu a vantagem competitiva de ser pioneira e, por sua vez, mais tarde, foi forçada a pedir concordata.

 A inovação nem sempre acontece facilmente

Assim como não há dúvidas de que a inovações é uma parte importante da gestão de uma empresa, também fica claro que nem sempre este processo de inovar é fácil. Assim como a Kodak, há vários outros exemplos de empresas que foram incapazes de inovar, ou bancar a inovação, quando mais precisavam.

A boa notícia é que existem etapas que profissionais, empresários e empreendedores podem seguir para se tornarem mais aptos para buscar a inovação quando surge uma oportunidade. E aprender os fundamentos de como os negócios e as indústrias mudam provará ser fundamental para permitir que vice execute suas próprias iniciativas.

Está pronto para inovar? Se desejar aprender mais sobre os fundamentos dos negócios, ou sobre o papel que a inovação pode desempenhar em sua carreira e em sua empresa, acesse o site do ProCED-FIA e encontre o curso mais alinhado às suas necessidades.


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