24 fev 23

Acreditação internacional: entenda o que é e sua importância na qualidade do ensino?

Titulações internacionais beneficiam alunos no futuro acadêmico e profissional

Você sabe como é possível diferenciar uma Escola de Gestão e Negócios (EGN) boa de uma excelente? Um dos fatores determinantes para isso, nos dias de hoje, é verificar se a instituição e os cursos oferecidos por ela possuem acreditações internacionais.

A acreditação internacional é um processo de certificação da qualidade de ensino e pesquisa de uma Instituição de Ensino Superior (IES). Com esse reconhecimento, a instituição é certificada internacionalmente como ambiente que oferece educação diferenciada e de excelência, garantindo aos seus alunos e corpo docente um currículo forte e competitivo.

Na Europa, a acreditação do Ensino Superior está em expansão por diferentes países como forma de atestar a qualidade dos projetos oferecidos por suas instituições. Nos Estados Unidos, a prática é tradição há mais de 100 anos, regulamentada pelo Council for Higher Education Accreditation (CHEA).

Formação com excelência internacional

Com o crescimento da demanda pelos cursos em gestão e negócios observado nos últimos anos no país, tornou-se fundamental às Instituições de Ensino Superior (IES) brasileiras investir na qualidade da prestação de serviços e, assim, a acreditação é um dos meios mais eficientes para isso.

Os cursos do ProCED-FIA, por exemplo, são credenciados por renomadas associações internacionais, como a AACSB (The Association to Advance Collegiate Schools of Business), AMBA (Association of MBAs), PRME (Principle for Responsible Management Education), HBP (Harvard Business Publishing), PMI (Project Management Institute), EMBAC (Executive MBA Council), o que garante rigor na seleção de sua grade de ensino e do corpo docente, assim como a certeza de uma formação com padrão de excelência internacional.

O processo brasileiro da acreditação

As melhores escolas de gestão e negócios do país já possuem o credenciamento junto às mais importantes agências acreditadoras internacionais. O título vai muito além do status, confere a internacionalização às instituições, colocando-as em um pequeno e seleto grupo de ensino de nível superior global. Esse processo facilita ainda o acesso do corpo docente e discente da instituição em redes de pesquisas, parcerias e convênios com outras universidades acreditadas, atraindo alunos que pretendem obter no Brasil o mesmo padrão universitário de suas escolas de origem no exterior.

O processo para a acreditação visa, em primeiro lugar, evitar a homogeneização das EGN – ele é muito mais complexo e específico do que para receber títulos e acreditações nacionais, por exemplo. Existe um padrão único de ações e procedimentos para as escolas acreditadas, em que as agências exigem de suas associadas uma estratégia que oriente suas ações, com flexibilidade para atender às condições do mercado e atingir sucesso em sua área de atuação.

O procedimento é longo: a instituição interessada deve demonstrar a eficiência de distintos processos internos, por meio de diferentes etapas, às agências acreditadoras (para as quais a instituição deve se tornar membro, antes de se candidatar ao título).

Currículo internacional

Hoje, podemos destacar entre as principais associações acreditadoras internacionais para as escolas de gestão e negócios as seguintes agências: AMBA (Association of MBAs), AACSB (Association to Advance Collegiate Schools of Business) e EFMD/EQUIS (European Foundation for Management Development/Quality Improvement System).

A mais tradicional e respeitada associação de acreditação é a americana AACSB. Estabelecida na década de 1930, ela avalia todo o currículo e responsabilidade acadêmica: portfólio de cursos oferecidos, pesquisas, infraestrutura da instituição e corpo docente.

O que é avaliado nas escolas de negócios?

Como exemplo de processo, a acreditação da AACSB exige das escolas concorrentes um conjunto de atividades no plano formal, com evidências e documentação que comprovem essas atividades. Depois, na etapa para elegibilidade, é exigido da escola que reporte os cursos (graduação, mestrado e doutorado) que serão objeto da acreditação. A partir daí, a instituição precisa apresentar informações a respeito de seu corpo docente (e sua formação), produção científica, atividade profissional, reportar informações sobre processos de gestão acadêmicos e não acadêmicos, valores e princípios inerentes à EGN.

As escolas de gestão e negócios que buscam e investem em acreditações internacionais para os seus cursos de graduação e pós-graduação preocupam-se com a primazia de seus serviços, a atualização de seu corpo docente e o ensino de excelência para seus alunos, que sairão preparados para atuar em um mercado competitivo, tanto em nível nacional como global.

Vantagens de uma instituição acreditada internacionalmente

Quem busca se destacar em um mercado cada vez mais desafiador em nível mundial pode encontrar diferentes vantagens nas Escolas de Gestão e Negócios com acreditações internacionais. Algumas delas:

– Comprometimento com qualidade e aperfeiçoamento constante de seus cursos e corpo docente;

– Treinamento/reciclagem de seus educadores;

– Acesso a convenções, congressos e outros eventos relacionados à Educação ao redor do mundo;

– Intercâmbio entre alunos de todo o mundo, reciclando e aumentando o conhecimento;

– Maior visibilidade aos alunos, com reconhecimento internacional de sua instituição, diploma e histórico escolar;

– Abertura de portas e incentivo maior de parcerias internacionais com as principais escolas de negócios do mundo;

– Valorização do aluno da escola acreditada, tanto pelo mercado como pela Academia.

O ProCED-FIA, que possui diferentes cursos já acreditados internacionalmente, inclusive pela AACSB, tem história de superação de limites e investimento em educação de alto nível, sempre focado nos desafios do amanhã. Invista no seu futuro acadêmico e profissional, conheça o portfólio institucional do ProCED-FIA e venha estudar conosco.


Voltar