14 set 18
O tempo – Como o ser mais eficaz
por Sergio Nery
Você provavelmente já desejou que o dia tivesse mais horas do que as 24 horas que tem?
Mesmo sabendo-se que a vida não é só trabalho, o dia a dia nos vai demonstrando que o trabalho vai invadindo e reduzindo assustadoramente o campo de outras dimensões da condição humana – a família, o social, o cultural e o psicológico.
Os níveis de pressão com que somos confrontados no exercício das nossas atividades profissionais são hoje consideravelmente maiores, nos sendo requerido que façamos cada vez mais e melhor e, se possível, em menos tempo.
Particularmente para você de quem a empresa quer que atinja resultados, através de uma rentabilização máxima dos recursos básicos que tem à sua disposição – as pessoas e o tempo – os padrões de exigência são a cada hora mais elevados.
A questão que se coloca, então, é a de como conseguir, continuando o dia a ter as mesmas 24 horas?
A resposta parece incontornável: planejando de forma mais eficiente e profissional o seu trabalho e atendendo as pessoas com as quais se relaciona com maior eficácia; selecionando de forma equilibrada as tarefas qualitativas – as que requerem tempo para a reflexão – e as quantitativas – as que têm de ser feitas em grande quantidade e num curto espaço de tempo; separando criteriosamente as atividades urgentes das importantes.
Segundo Domenico De Masi o tempo é “um dos maiores luxos do século XXI”
E é a mais pura verdade
O Tempo é algo:
- Invisível
- Insubstituível
- Inesgotável
- Não passível de não ser utilizado
- Consumido logo que se recebe
- Não passível de compra, aluguel, fabricação, reciclagem
TEMPO PARA OS GREGOS
Cronos/Aiôn/Kairós
- CRONOS (um dos primeiros Deuses) (Saturno, para os romanos); cronologia: o Tempo objetivo do relógio.
Tempo linear, devorador em unidades discretas
- KAIRÓS (o deus da ocasião oportuna, do tempo certo, em oposição a Chronos que é o deus do tempo)
o Tempo do instante oportuno
(o momento certo/momento oportuno – momentum, em latim)
Temporalidade de pegar o instante/ocasião
… ou você pega este momento ou perde
É formado por vários motivos
Tem a ver com mudança, com transformação
Kairós – algo que se transforma.
- AIÔN
o Tempo da eternidade – mítico
Não podemos contratar mais tempo!
Não podemos alugar e nem tampouco comprar
Mas, PODEMOS OTIMIZÁ-LO
Requererá um pouco mais de disciplina, organização e cumplicidade com este bem tão precioso.
GRANDES DESAFIOS:
- ANOTAR COMPROMISSOS
- PLANEJAR O DIA SEGUINTE
- OBSERVAR PRIORIDADES
- PREPARAR-SE COM ANTECEDÊNCIA
SINAIS DE UMA INCORRETA GESTÃO DO TEMPO
DESPERDIÇADORES DO TEMPO
- não definição / classificação das metas
- não antecipar prováveis acontecimentos futuros e não se preparar para eles
- interrupções telefônicas constantes
- reuniões excessivas e inconclusivas
- excesso de controle e reuniões improdutivas
- visitas “casuais” sistemáticas
- interrupções frequentes para atender as “urgências”
- ausência de um plano diário com objetivos e prioridades
- prioridades não claras/ falta priorização
- alterações constantes de ordens e de prioridades
- delegação ineficaz / excessivo envolvimento em detalhes
COMO OTIMIZAR
-Definir claramente os objetivos prioritários a atingir e os resultados a alcançar, de forma a adequar o tempo à atividade a realizar.
-Ter uma boa agenda (tradicional ou eletrônica), onde são descritas tarefas a serem realizadas e os compromissos. Não confiar somente na sua memória.
-Controlar as interrupções e minimizá-las. Saiba dizer “não” com amabilidade).
-Delegar tarefas. Permitirá que fique com mais tempo e se preocupe menos com as questões operacionais, aumentando simultaneamente as competências dos seus colaboradores (diretos e/ou indiretos).
-Definir prioridades. Distinguir entre o essencial e o não importante, entre o urgente e o importante.
-Preparar as reuniões para que estas sejam curtas e eficazes.
Algumas Dicas
1- Escrever sua lista de atividades da semana, por exemplo no final de semana – no final da tarde de domingo e ir revisando no final do dia – o que você fez e como fez. Nesse final do dia revisar o que fará no dia seguinte e assim sucessivamente.
2 – Não incluir muitos itens – No máximo quatro, lembrando que ao longo do dia surgem imprevistos não programados na agenda (um encontro com um cliente, uma reunião emergencial)
3- Incluir itens do dia a dia, claro que fazendo em paralelo uma lista ou um projeto de médio e longo prazo (por exemplo, uma viagem dos sonhos/a compra de uma casa, um carro, ou mesmo o casamento)
RECOMENDAÇÕES:
- DIVIDIR IDÉIAS E PROPÓSITOS COM ALGUÉM
- PROPONHA DESAFIOS PARA VOCÊ MESMO
- DECIDIR COM A RAZÃO, CORAÇÃO E EMOÇÃO
- DIVULGUE O QUE DEU CERTO.
- NÃO PROGRAME A UTILIZAÇÃO DE TODAS AS HORAS DO SEU DIA
- LIDE ADEQUADAMENTE COM EXPERIÊNCIAS QUE NÃO DERAM CERTO
TIPOS DE ATIVIDADES
A implementação de medidas para alcançar os objetivos e metas pressupõe o inventário e classificação das atividades:
Atividades
Positivas: Contribuem marcadamente para atingir os objetivos. Geralmente, são importantes.
Reativas: Relacionam-se com a gestão do dia a dia. Podem ser urgentes, mas muitas vezes não são importantes.
Importantes: Contribuem eficazmente para os resultados. Tendem a repercutir-se a longo prazo.
Urgentes: Podem ou não relacionar-se com os objetivos. Acarretam consequências a curto prazo.
PRIORIDADE
Prioridade é um direito, estabelecido por um regulamento de passar antes dos outros. Efeito de chegar primeiro, de passar antes dos outros devido à sua importância. Uma tarefa que se faz antes de outra.
Tudo o que qualquer individuo faz durante o dia envolve uma tomada de decisão em termos do que é prioritário. Decidir entre as várias tarefas pode tornar-se complicado.
Como saber que uma coisa é mais importante do que outra, se todos os meus objetivos são vitais?
A decisão tem de ser tomada; mesmo que não tenhamos feito a decisão correta, pelo menos agimos nesse sentido.
Duas qualidades de atividades:
- Importância;
- Urgência.
ATIVIDADE IMPORTANTES versus URGENTES
Atividades importantes
são as que contribuem significativamente para atingir as nossas metas. Têm valor elevado e tendem a ter consequências a longo prazo.
Atividades urgentes
são as que têm de ser feitas agora, não esperam, podem ou não estar relacionadas com as nossas metas e com consequências a curto prazo.
Tarefas importantes, mas não urgentes
- Incluem atividades de planejamento, melhoria de métodos, inovações, desenvolvimento e educação, ampliação da rede de contatos, tempo com a família, etc.
- Necessitam ser feitas; reserve um tempo para elas antes que se tornem urgentes.
Estratégia: prepare uma agenda para estas atividades.
Composto por interrupções, telefonemas, correspondências e demais atividades triviais. Resulta em foco no curto prazo.
Tarefas urgentes, mas não importantes.
- Aqui estão as interrupções, algumas reuniões, alguns telefonemas, trabalhos ocasionais, os pepinos de outras pessoas, etc.
- São atividades que necessitam ser feitas rapidamente, mas será você a pessoa certa para fazê-las?
Estratégia: em alguns casos diga não com diplomacia, em outros, delegue.
Tarefas sem importância e não urgentes.
- Telefonemas, e-mails irrelevantes, alguns grupos de WhatsApp
- Relatórios e reuniões inúteis.
- Excesso de tempo dedicado à internet e à televisão.
Estratégia: eliminar ou reduzir ao mínimo indispensável para o verdadeiro lazer.
Dicas para não deixar nada para depois *
- Se não gosta da tarefa, faça uma reengenharia da tarefa ou delegue-a para quem seja capaz de fazê-la melhor – ou elimine-a de sua agenda. Talvez você descubra que não precisava mesmo executá-la.
- Estabeleça um prazo para si mesmo. Assuma um compromisso com alguém que você respeita. Pode ser cônjuge, amigo, familiar. Peça para que essa pessoa ajude a conferir os prazos.
- Faça a tarefa logo, principalmente se está com medo de assumi-la. Assim, ficará logo livre para pensar em outra coisa.
- Dê a si mesmo uma recompensa quando conseguir driblar a procrastinação – como ir a um restaurante do qual você gosta. Alimentar a autoestima é um ponto importante para quem está lutando contra a cultura do atraso.
- Peça conselhos, dicas para especialistas ou colegas. Se seu carro está com problema e você não sabe como resolver, peça dicas para outras pessoas que, de alguma forma, estejam prontas para resolver a questão.
- Quando a tarefa é complexa, divida-a em partes, faça um projeto e defina uma sequência de passos a serem seguidos.
- Quando é longa, limite a duração das tarefas em alguns minutos por dia. Faça um pouco de cada vez.
- Programe-se mentalmente para agir diferente. Em vez de pensar “eu não vou conseguir cumprir o prazo”, mude o discurso e diga para si mesmo que, desta vez, você irá fazer o que prometeu.
- Estabeleça um ambiente favorável para o trabalho: remova do escritório (e do computador) todas as coisas que podem distraí-lo.
*Fonte: Franklin Covey Brasil
Benefícios obtidos com uma melhor administração do tempo
-Desenvolve uma perspectiva real do que a vida oferece e como pode ser vivida;
-Permite aproveitar mais a vida;
-Possibilita maior domínio e controle do trabalho;
-Evita pressão interna e pressões externas;
-Segurança e objetividade do trabalho;
-Aumenta a produtividade;
-Mantém o equilíbrio entre a vida pessoal, familiar e profissional.
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