05 abr 21
Headhunter: o que faz esse profissional e como ele pode te ajudar
Encontrar o match perfeito entre profissional e empresa está entre as prioridades do ofício
A qualidade do processo de recrutamento é um dos pilares para a produtividade, a inovação e o crescimento de uma empresa. Contratações erradas, além de prejudicar o andamento das atividades, geram grandes prejuízos financeiros e até à imagem corporativa. No caso de cargos de liderança, o processo de escolha precisa ser ainda mais criterioso, já que são posições de alta responsabilidade. E um bom headhunter pode ser essencial nesse processo.
O termo é bastante conhecido no mundo corporativo, mas você sabe o que exatamente um headhunter faz? De que forma ele atua? E como ele pode ajudar conectar profissionais ao mercado de trabalho?
O que é um headhunter e o que ele faz?
O headhunter é um profissional de recrutamento e seleção focado em encontrar talentos para posições estratégicas em uma empresa. A expressão em inglês é a junção das palavras head (cabeça) e hunter (caçador), mas no universo corporativo pode ser traduzido como o caçador de talentos.
Esse profissional é acionado pelas empresas para identificar no mercado pessoas de alta qualificação para posições de liderança. O headhunter também pode ser chamado em situações específicas, quando há necessidade de contratar profissionais que, por algum motivo, não são encontrados facilmente por meios tradicionais como portais de emprego. São casos que exigem experiências pouco comuns, processos com elevado grau de sigilo e/ou alto risco de impacto direto no negócio.
Como, por exemplo, posições para presidência ou alta gestão das empresas (diretores, conselheiros) e profissionais com formações mistas ou extremamente especializadas em uma área – esse movimento ocorre com frequência em alguns setores da TI, onde há mais empregos do que profissionais especializados.
Dessa forma, podemos concluir que a atuação do headhunter é fundamentalmente voltada para contratação de executivos, profissionais de gestão e cargos complicados de serem preenchidos. Dificilmente será solicitada a contratação desses profissionais em todos os processos seletivos da empresa, já que contratações em níveis operacionais podem ser feitas normalmente pelos métodos tradicionais.
Qual a diferença entre recrutador e headhunter?
Ainda assim, é muito comum surgir essa dúvida por conta da similaridade do mercado de atuação das duas profissões. Entretanto, o headhunter é capaz de encontrar profissionais que não estão no radar de processos seletivos tradicionais e que não estão necessariamente em uma busca ativa por movimentação.
Ao identificar o profissional ideal para uma posição e avaliar que será uma boa oportunidade para o candidato, o headhunter atuará como um negociador entre as partes até que seja concluída a contratação.
Diferente do recrutador, que utiliza como principal ferramenta de busca de profissionais a divulgação de vagas e captação de currículos, o headhunter atua de forma ativa na busca do profissional ideal, utilizando-se de um profundo estudo e conhecimento de mercado, bem como explorando sua ampla rede de contatos, o chamado networking.
Características do caçador de talentos
Seja trabalhando de forma autônoma ou integrando a equipe de uma consultoria, o profissional que atua como headhunter precisa desenvolver algumas competências para executar bem seu trabalho de escolha dos melhores profissionais para ajudarem as empresas a se destacarem nos mercados em que atuam. Veja algumas delas:
Observação – Observar e conhecer profundamente a pessoa a qual está recrutando é essencial para entender qual é o perfil dela. Apenas com essa verificação será possível entender as experiências passadas, o momento em que ela está vivendo agora e saber quais são os objetivos de carreira e os pessoais.
Comunicação – Atividades de formação e manutenção da sua rede de contatos farão parte do seu dia a dia, o que exige uma boa capacidade de se comunicar e trocar informações.
Proatividade – Precisa ter iniciativa, tanto para buscar os melhores candidatos e atender a empresa, quanto para prospectar novos clientes que contratem seus serviços.
Negociação – Se o profissional desenvolveu bem o poder de argumentação é mais fácil conseguir evoluir com a conversação. É comum, por exemplo, que um headhunter negocie com o candidato para que ele deixe o trabalho atual e migre para a empresa contratante.
Porque você precisa de um headhunter?
Há pessoas que desenvolvem relações mais estreitas com headhunters para ficar por dentro das novidades e posições disponíveis em seu mercado. Manter contato com os caçadores de talentos pode ser útil, sobretudo para quem atua no mundo dos negócios.
Por meio dos hunters é possível saber a movimentação do mercado, o que as empresas estão buscando, se há vagas alinhadas ao seu perfil, informações importantes principalmente se estiver insatisfeito no emprego, precisando de recolocação ou reposicionamento de carreira.
Normalmente, você pode contar com recrutadores terceirizados qualificados e bem conectados, com contratos com várias empresas e a capacidade de enviar seu currículo diretamente para as caixas de entrada dos recrutadores.
Quando iniciam a busca pelo profissional, o hunter o faz com aqueles os quais já conhece e teve a oportunidade de avaliar em outros processos, ou mesmo nos contatos de cortesia. Por isso, o networking ativo é a melhor maneira de colocar seu currículo nas mãos de um headhunter e ser lembrado para as posições aderentes ao seu perfil.
Pensando do lado das empresas, essa também é uma das vantagens de acionar um headhunter. Contratando uma consultoria, profissional autônomo ou prestador de serviço, as organizações economizam recursos valiosos como tempo e dinheiro, obtendo resultados mais eficientes e assertivos.
Como interagir com um headhunter?
Talvez você já conheça alguns headhunters dos processos de entrevistas os quais já participou ou mesmo alguns que já fizeram contato para que lhes fornecessem indicações de outro candidato, com esses profissionais você pode ligar e agendar uma visita de cortesia ou mesmo um café para expor seus planos de transição de carreira. Lembrando-se de ser sempre muito claro e objetivo na conversa.
Para o contato com outros headhunters é importante, antes de tudo, pesquisar em seus sites se atuam em seu mercado-alvo. A partir daí, comece inserindo seus dados profissionais e suas experiências nos sites das consultorias. Sempre que possível, inclua uma carta de apresentação dizendo que você gostaria que seu currículo fizesse parte do banco de dados, com um breve resumo de suas qualificações. Porém, não crie expectativas de que ele atenderá sua ligação só pelo fato de ter enviado o currículo.
Invista no seu aperfeiçoamento
Se você busca atuar neste mercado ou está em busca de uma recolocação é fundamental manter uma rede ativa, de pessoas que realmente conhecem o que você faz e tem acompanhado sua trajetória ao longo da carreira. Investir em seu aperfeiçoamento também é primordial.
No site do ProCED-FIA há opções de curso que vão tornar o seu currículo e perfil mais interessantes para os headhunters.
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