09 abr 21

Conhecimento, habilidade e atitude: entenda o tripé da competência para uma carreira de sucesso

Saiba identificar e desenvolver as principais habilidades de um profissional completo

O que seria ter uma carreira de sucesso? No mundo corporativo, a palavra competência representa um conjunto de capacidades técnicas e comportamentais fundamentais para atingir bons resultados, o que na prática significa que não adianta ter um bom conhecimento técnico, se não tiver um perfil comportamental alinhado com os objetivos da organização.

De acordo com muitos teóricos de gestão e administração, a competência é a junção de três elementos básicos: o conhecimento, a habilidade e a atitude. A letra inicial de cada um desses pontos forma o que muitos chamam de o CHA da competência. Você já ouviu falar dessa sigla?

O conceito foi proposto em 1996 por Scott B. Parry, no livro “The quest for competencies” e, desde então, é aceito como uma das definições de competências.

Mas para entender melhor como funciona esse tripé de competências, e porque cada vez mais empresas estão adotando essa técnica para avaliação profissional, é importante conhecer o que significa cada um dos elementos que o compõe.

Conhecimento para uma carreira de sucesso

O conhecimento se concentra na compreensão de conceitos. É teórico e não prático. Um indivíduo pode ter uma compreensão de um tópico ou ferramenta ou algum conhecimento de livro didático sobre ele, mas não ter experiência em aplicá-lo. Por exemplo, uma pessoa que leu centenas de artigos sobre saúde e nutrição, muitos deles em revistas científicas, não se torna qualificada para dispensar conselhos sobre nutrição.

Habilidade

Segundo o escritor americano Robert Lee Katz, autor de Skills of an Effective Administrator, são as habilidades que transformam conhecimentos em ações para chegar a determinado objetivo. Em outras palavras podemos dizer que é o grau de competência para dispor de seu conhecimento e torná-lo uma ação favorável.

Poderíamos classificar as habilidades em técnicas, aquelas as quais exigem um conhecimento específico, desenvolvido por meio de uma educação formal; e as habilidades pessoais, ligadas ao perfil e comportamento das pessoas.

Esses atributos não costumam fazer parte do currículo, mas também têm seu valor para o universo corporativo. Afinal, atualmente a maioria das carreiras implica em cocriação, trabalho em equipe e relação interpessoal com colegas, parceiros e clientes.

Flexibilidade, empatia, boa comunicação e criatividade, por exemplo, são habilidades desejáveis para grande parte das empresas. Por tudo isso, faz sentido investir tanto nas habilidades profissionais (técnicas) quanto nas pessoais.

Atitude

O dicionário define atitude como a “maneira que você se comporta, age ou reage, motivada por uma disposição interna ou por uma circunstância determinada”. É o ser ou querer fazer, ou seja, para o profissional é a decisão consciente e emocional de seu modo de agir e reagir no seu dia a dia em relação a fatos e a outras pessoas do seu ambiente.

Entretanto, só ter atitude não resolve. Você precisa ter objetivos e métodos. Suas atitudes devem estar a favor de um objetivo, para ajudar você a chegar mais longe onde você quer.

Vamos a um exemplo para facilitar o entendimento das competências.

Leonardo é recém-formado em administração e está ingressando em seu primeiro emprego. Antes mesmo de começar o trabalho, ele já tem o conhecimento, uma vez que passou quatro anos estudando para a função. Entretanto, Leonardo tem pouca experiência e ainda precisa desenvolver habilidades e atitudes.

Ciente da situação, a empresa desenvolve práticas de treinamento e desenvolvimento (T&D) para que Leonardo consiga aplicar seus conhecimentos (habilidades) e tenha atitudes de proatividade para contribuir na resolução de problemas dentro da empresa.

Esse processo de aprimoramento dos conhecimentos, habilidades e atitudes é contínuo e não deve ter um ponto final. Por isso, que conhecimento, habilidade e atitude precisam estar ligados e sempre interagindo entre si.

Um profissional só é considerado realmente competente quando domina bem o conhecimento, é capaz de aplicar esse saber para obter resultado e tem atitude para fazer o resultado acontecer.

A importância do CHA

Um dos grandes desafios das organizações hoje em dia é formar profissionais completos. Por isso, é fundamental levar em conta que algumas características são próprias das pessoas e outras precisam ser aprimoradas.

Quem nunca escutou histórias como daquele colaborador taxado de competente por conta do seu rico conhecimento teórico em determinado assunto, que foi promovido para cargo com maiores responsabilidades e não se encaixou da forma esperada? Mesmo com um tempo de adaptação, o colaborador promovido se viu perdido, sem conseguir tomar decisões, ainda que seu domínio teórico indicasse que ele fosse perfeito para tal cargo.

Esse desencontro de expectativas é comum em promoções para cargos gerenciais. E a explicação é simples: ser gestor envolve muito mais do que teoria. É preciso além do perfil, possuir competências como liderança, inteligência emocional e flexibilidade, por exemplo.

A importância de desenvolver habilidades e competências

Se até pouco tempo era comum os profissionais passarem muitos anos em uma mesma empresa – as vezes até no mesmo cargo – a tendência atual é a alta rotatividade, rápido crescimento e aumento nos riscos. E para se dar bem nessa dinâmica é preciso ir além do conhecimento formal e se adaptar com agilidade aos diferentes cenários.

Por isso, desenvolver habilidades e competências se tornou imperativo para continuar competitivo no mercado de trabalho. A boa notícia é que, ao contrário do que algumas pessoas pensam, habilidades e competências não são inatas. Elas podem ser aperfeiçoadas e até aprendidas por completo. Claro que, dependente do perfil e personalidade algumas são aprendidas mais facilmente, enquanto outras exigirão mais dedicação.

Como usar o conceito do CHA e desenvolver competências

O processo de desenvolvimento e aperfeiçoamento da atitude de uma pessoa costuma levar certo tempo. Afinal, é um tanto quanto desafiador mudar de atitude quando se estar acostumado a agir de determinada forma durante tantos anos.

Também não existe um método claro para medir o quanto uma pessoa teve suas atitudes modificadas. Mas é possível percorrer alguns caminhos que poderão ajudar a utilizar o CHA para se desenvolver e ter uma carreira de sucesso.

1. Adquira conhecimento – para se desenvolver na carreira antes de tudo, é preciso adquirir conhecimento. E isso pode ser feito por meio de estudos, cursos, pesquisas, palestras e etc. A FIA, por exemplo, tem uma infinidade de opções para agregar valor ao seu desenvolvimento. Mas, é importante que se tenha o real desejo de saber mais. Isso que irá motivá-lo a seguir em frente.

2. Colocar o aprendizado em prática – Ter o conhecimento teórico é importante, claro, mas é na prática que você terá o real entendimento das informações adquiridas. Por essa razão é fundamental quebrar a inércia e colocar a “mão na massa” sempre que desejar fixar o que aprendeu.

3. Tenha objetivos e métodos definidos – os objetivos são indispensáveis para se manter motivado e consciente em relação ao seu poder de ação e realização.

4. Permita-se experimentar – Não tenha medo dos seus erros. Não permita que ele o paralise. Durante o processo de desenvolvimento de habilidades é natural que você cometa erros, eles são, inclusive, positivos, porque mostram para você os pontos de atenção e te ajudam a identificar onde precisa melhorar.

5. Observe o seu desenvolvimento – Esse também é um fator importante em todo o processo, reconhecer o seu desenvolvimento. Permita-se observar o quanto evolui e está evoluindo em cada novo conhecimento e habilidade adquiridos. Assim, formará uma atitude positiva e estará motivado para continuar dando o seu melhor.

Você já conhecia o conceito CHA? Ou já parou para pensar nas competências e habilidades cruciais para o mercado do futuro? Se desejar aprimorar suas habilidades profissionais e pessoais e adquirir novos conhecimentos acesse o site do ProCED-FIA e encontre o curso mais alinhado às suas necessidades.


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