17 nov 20

Gestão do tempo: como administrar seu trabalho e ser produtivo

É possível ser produtivo e hiperconectado? Sim, se você conseguir gerenciar seu tempo da melhor maneira. Confira dicas!
Muitas pessoas em nossa sociedade tentam ser hiperprodutivas sem sequer planejar sua gestão do tempo. A conectividade abriu uma série de janelas que nos possibilitam ler relatório, pagar contas, escrever artigos e até dar uma espiadinha nas redes sociais ao mesmo tempo. Mas será que essa habilidade de ser multitarefa resulta em produtividade?

Fazer diversas tarefas ao mesmo tempo tornou-se uma característica dos profissionais modernos. As pessoas que fazem isso geralmente concordam com a ideia de que “ficar ocupado” e de “responder rapidamente às mensagens” significa que você está trabalhando muito e terá mais sucesso.

Embora essa crença possa ser verdadeira até certo ponto, ela geralmente leva ao que os especialistas chamam de “produtividade irracional” — uma necessidade constante de fazer algo e uma tendência a perder tempo com tarefas pouco produtivas.

Como diria o sociólogo italiano Domenico De Masi, conhecido pelo conceito de ócio criativo, “no passado, o luxo poderia ser o dinheiro, os carros chiques ou os barcos. Hoje, as coisas raras são o tempo, o espaço, o silêncio, a autonomia e a segurança. Esses são os grandes luxos para o século
XXI”.

Mundo VUCA

Certamente, ao fazer essa afirmação, De Massi lembrou que vivemos no mundo considerado VUCA, um acrônimo para as palavras em inglês Volatility, Uncertantity,Complexity e Ambiguity, ou seja, um mundo de volatilidade, incerteza, complexidade e ambiguidade. Nesse contexto, portanto, estamos numa gangorra entre a gestão do tempo e a nossa própria felicidade.

Em outras palavras, precisamos gerenciar muito bem nossos prazos de entregas para obtermos os bens mais valiosos do século XXI. Contudo, como conseguir lidar com a hiperconectividade sem prejudicar a gestão do tempo?

Nesse artigo, vamos compartilhar dez dicas para que você conseguir ser produtivo sem fugir dos conceitos do mundo VUCA. Aproveite a leitura! 
 
Trabalhar de maneira mais inteligente

Trabalhar de maneira mais inteligente não significa trabalhar demais, muitas tarefas podem ser eliminadas se houver um planejamento antes da ação. Como num jogo de xadrez, é importante dar alguns passos atrás para conquistar dois ou três nas próximas jogadas.

Gerenciar seu tempo, portanto, não é espremer o máximo possível de tarefas no seu dia. Trata-se de simplificar a forma como trabalha para que você tenha tempo para você e às pessoas ao seu redor.

Conclua as tarefas mais importantes primeiro

Essa é a regra de ouro do gerenciamento do tempo. A cada dia, identifique as duas ou três tarefas que são mais importantes para serem as primeiras da lista a serem concluídas.

Assim que terminá-las, a sensação que terá é de trabalho feito, afinal, você já terminou o essencial, podendo passar para outras tarefas na sua lista ou deixá-las esperar até amanhã.

Aprenda a dizer “não”

Quem nunca disse sim quando, na verdade, sabia que o mais correto era dizer não a dada situação na vida profissional ou pessoal. Assumir muitos compromissos pode nos ensinar como conciliar várias tarefas e administrar nosso tempo. Isso pode ser ótimo!

No entanto, trata-se muitas vezes de uma armadilha. Você pode facilmente ir longe demais. Em algum momento, você precisa aprender a recusar oportunidades. Seu objetivo deve ser assumir apenas os compromissos para os quais você sabe que tem tempo e com os quais realmente se preocupa.

Durma pelo menos 7 ou 8 horas por dia

Algumas pessoas pensam que sacrificar o sono é uma boa maneira de aumentar a  produtividade e inserir na agenda algumas horas extras de trabalho ao dia. Isso não é verdade!  

A maioria das pessoas precisa de 7 a 8 horas de sono para que seus corpos e mentes funcionem de maneira ideal. Ouça o seu corpo e não subestime o valor do sono.

Dedique todo o seu foco à tarefa em questão

Essa é aquela dica que vai doer, mas será bem assertiva.

Concentre-se na tarefa que você reservou seu tempo para cumprir. Para tanto, feche todas as janelas do navegador que não tenham relação com esse job. Guarde seu telefone, longe da vista e no silencioso.

Caso precise de um empurrãozinho extra para concentrar-se, recorrer à sua playlist preferida pode ser uma boa pedida. Muitas pessoas tendem a ter mais foco quando estão escutando música.

Comece cedo

Quase todos nós somos atormentados pelo impulso de procrastinar. Parece tão fácil e você sempre consegue fazer isso eventualmente, então por que não, certo?

Contudo, quanto mais tempo você perder para dar início a sua jornada de trabalho — ainda mais em tempos de home office — menos produtivo ser á o seu dia. É muito mais agradável e menos estressante começar algo mais cedo, quando as pessoas ainda não estão on-line te enchendo com e-mails e WhatsApps a toda hora.

Delineie um limite de tempo para concluir a tarefa

Em vez de apenas sentar para trabalhar em um projeto e pensar: “Vou ficar aqui até que isso seja feito”, tente pensar: “Vou trabalhar nisso por três horas”.

A restrição de tempo vai empurrá-lo para se concentrar e ser mais eficiente, mesmo se você acabar tendo de adicionar um pouco mais de tempo ao processo depois.
 
Deixe um intervalo de tempo entre as tarefas

Quando corremos de tarefa em tarefa, é difícil apreciar o que estamos fazendo e permanecer focado e motivado. A sensação é de que estamos apenas apertando parafusos. Não há reconhecimento nem satisfação em cumprir o trabalho. 

Permitir um tempo de inatividade entre as tarefas pode ser um ar fresco para o nosso cérebro. Durante uma pausa, faça uma curta caminhada, medite ou realize algum outro exercício de limpeza mental.
Isso ajudará seu cérebro a processar a importância de sua atuação.

Não pense na totalidade de sua lista de tarefas

Uma das maneiras mais rápidas de se sobrecarregar é pensar sobre sua enorme lista de tarefas pendentes. Perceba que pensar nessas atividades, sentir a dor antecipada delas, não as fará desaparecer.

Portanto, tire esses pensamentos da sua mente, tudo o que você pode fazer é se concentrar na única tarefa à sua frente. Um passo de cada vez.

Faça exercícios e alimente-se de maneira saudável

Numerosos estudos vincularam um estilo de vida saudável à produtividade no trabalho. Semelhante a dormir o suficiente, os exercícios e uma alimentação saudável aumentam os níveis de energia, clareiam sua mente e permitem que você se concentre mais facilmente.

Por fim, a última dica: tente inserir, aos poucos, essa lista em sua rotina. Não se afobe! Coloque um ou dois objetivos por semana. Ao final de dois ou três meses, você conseguirá gerir seu tempo de trabalho de uma forma mais produtiva e prazerosa.

Quem sabe, com isso, sobrará tempo até para investir naquele hobby que você deixou de lado com a rotina estressante do trabalho.

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