19 set 22

Gamificação: como engajar pessoas na sua organização

Não é de hoje que pessoas de todas as idades gastam seu tempo jogando. Com o advento dos aplicativos e smartphones, o que era apenas um passatempo se tornou hábito. Olhos vidrados e horas a fio, os games sabem mesmo como prender a atenção de pessoas de todas as idades.

Sendo assim, por que não usar todo esse poder como ferramenta para o conhecimento? Foi este o viés usado para criar a gamificação, ferramenta que utiliza elementos da estrutura de jogos para atrair e reter talentos.

Como funciona esse jogo corporativo? Observando comportamentos, engajamento e visando resultados práticos, a gamificação auxilia em diversos processos da área de gestão de pessoas. Neste artigo, vamos explicar melhor a ferramenta e os benefícios de usá-la. Confira!

O que é a gamificação?

Gamificação (ou, em inglês, gamification) tornou-se uma das apostas da educação no século 21. O termo significa usar elementos dos jogos para engajar pessoas a atingir objetivos. Na educação, o potencial da gamificação é imenso: ela funciona para despertar interesse, aumentar a participação, desenvolver criatividade e autonomia, promover diálogo e resolver situações-problema.

No mundo corporativo, ele também tem sido usado para diferentes possibilidades: aprendizado, recrutamento e seleção, ferramenta de motivação e até brainstorming de problemas e soluções, afinal o game ajuda as pessoas a entenderem os diferentes cenários e a simulá-los. É a oportunidade que os colaboradores têm para errar, e fazer ajustes, antes de colocar em prática uma possibilidade.

Quais os benefícios motivacionais do uso da gamificação?

Algumas pessoas podem ouvir a palavra game e imaginar que se trata de uma perda de tempo. Mas não se deixe enganar pela palavra gamificação. Os jogos são divertidos, mas são voltados para os negócios.

A gamificação – definida pela consultoria Gartner como “o uso de mecânica de jogo e design de experiência para engajar e motivar digitalmente as pessoas a atingir seus objetivos” – faz parte das estratégias de otimização de negócios e reconhecimento da marca empregadora. Os jogos fazem parte da psique humana, combinando com a necessidade de competição e as emoções humanas que fazem parte do próprio jogo.

A gamificação é boa, portanto, para envolver e motivar os funcionários. Eles aprendem novas habilidades, novos comportamentos e novas maneiras de resolver problemas.

A gamificação usa feedback positivo consistente para aumentar a motivação. Ele divide tarefas complexas em tarefas simples que o cérebro pode aprender ao longo do tempo, sem tanto estresse ou fadiga. Também explora o status ancestral do cérebro e o sistema de recompensa de poder.

Este sistema digital de motivação pode ainda beneficiar as organizações da seguinte maneira:

• Ele pode alcançar todos da empresa com o clique de um botão;

• Tem um custo muito menor em comparação com recompensas físicas e motivadores;

• Ele fornece feedback instantâneo.

O jogo está em todo lugar – veja outros benefícios

A gamificação é o coração de quase tudo que tocamos no mundo digital. Com funcionários trabalhando remotamente, esta é a solução de ouro para as organizações.

Se aplicado no formato certo, os jogos podem ajudar a criar engajamento no ambiente de trabalho remoto de hoje, motivar o crescimento pessoal e incentivar a melhoria contínua em toda a organização.

Veja a seguir outros três benefícios do uso dessa técnica no ambiente corporativo:

Melhora o aprendizado e o desenvolvimento

Um estudo da Harvard Business School, de 2019, descobriu que a aplicação da gamificação durante o processo de aprendizado não apenas deixou as pessoas mais dispostas a aprender, mas também se envolveram mais com o conteúdo apresentado.

Esse é um ponto crucial para as empresas que desejam tornar suas sessões de integração e treinamento mais envolventes e eficazes para os funcionários. De fato, uma pesquisa constatou que 83% dos que receberam treinamento com elementos de gamificação se sentem motivados no trabalho.

Com isso em mente, considere a introdução de elementos gamificados nesse processo, recompensando a equipe por ler determinados materiais ou passar em um teste de conhecimento de e-learning.

Aumenta a produtividade

Quando as recompensas entram em jogo, as pessoas são naturalmente motivadas a trabalhar mais – em um contexto de trabalho, isso pode incluir encontrar maneiras diferentes de resolver o problema em questão.

A mesma pesquisa da Harvard Business School mostra que a gamificação torna 90% dos funcionários mais produtivos no local de trabalho e 48% viram um aumento na motivação. As empresas com trabalhadores remotos também podem usar técnicas gamificadas para garantir que os trabalhadores remotos permaneçam engajados no trabalho, mesmo que estejam fora do escritório.

Por exemplo, uma empresa que emprega agentes de call center remotos recompensa a equipe remota quando eles atingem suas metas de tempo de chamada e KPIs. Ao implementar a gamificação, a empresa viu os agentes participantes superarem seus pares em 23% e um aumento na satisfação do cliente em 9%.

Atrai e retém jovens profissionais

A força de trabalho jovem de hoje está muito interessada em tecnologia, especificamente em dispositivos móveis e videogames. Até 2025, pesquisas mostram que os millenials representarão 75% da força de trabalho, o que induz as empresas rapidamente a se voltar para a gamificação no processo de recrutamento inovador e interativo.

As empresas de tecnologia usaram um teste de hackers online ou testes de codificação para seus candidatos a programadores. Enquanto isso, as empresas de prestação de serviços têm usado jogos de avatar que colocam os candidatos em diferentes cenários para testar como eles lidam com situações como o gerenciamento de clientes exigentes. Com elementos gamificados introduzidos tanto no estágio de recrutamento quanto no de trabalho, as empresas podem não apenas atrair talentos jovens, mas também garantir sua retenção.

Como usar a gamificação no trabalho

Já vimos como a gamificação no local de trabalho pode aumentar a motivação, o engajamento e aprendizado. Mas como anunciar os benefícios do jogo para sua comunidade corporativa?

Aqui estão nossas dicas de gamificação para você começar:

Digamos, por exemplo, que você queira usar a gamificação para levar sua equipe de vendas a fechar um número específico de contratos em três meses. Antes de iniciar esta iniciativa, você precisa comunicar claramente os seguintes fatores à equipe:

• Objetivos do jogo
• Critérios para saber quando eles venceram
• Recompensas por vencer, ficar em segundo lugar e assim por diante
• Benefícios para o negócio e para o indivíduo ao atingir as metas
• Regras, especialmente qualquer coisa que desqualifique um funcionário

Quando você aplica a gamificação no trabalho, as regras do jogo devem ser claras para todos os funcionários participantes desde o início. Afinal, ninguém quer competir em uma corrida injusta!

Não se esqueça de que um senso de propósito é tão importante quanto um senso de realização. Certifique-se de comunicar o objetivo final do jogo tão claramente quanto os critérios e recompensas para ganhar.

O conteúdo foi esclarecedor? Gostaria de entender um pouco mais sobre gestão de pessoas no mundo digital? Então, não deixe de ler o artigo “Pessoas no Centro da Transformação Digital de PMEs”.


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