19 nov 21

Estratégia de Negócios: como saber qual é a melhor para minha empresa?

Nem sempre o caminho mais seguro é o mais rentável; estabelecer boas estratégias de negócios exige um toque de ousadia alinhada a indicadores externos e internos da organização

O que leva uma companhia que comercializa aparelhos celulares e tabletes a investir esforços na venda de fones de ouvidos? A resposta é a estratégia de negócios. Uma boa estrutura estratégica de business fornece foco, limitando o número de direções que a organização executa. E foi assim que a Big Tech Apple decidiu arrojar ao lançar o primeiro fone de ouvido wireless.

O tiro foi certeiro. Em 2019, a receita do AirPod – nome do fone de ouvido sem fio – superou o de grandes empresas de tecnologia como o Spotify e Twitter. Estima-se que, há dois anos, a empresa tenha conquistado US$ 12 bilhões só com a venda do produto.

Para entender qual foi a linha de raciocínio da Apple, devemos primeiro entender qual é a referência de uma boa estratégia de negócio. De acordo com Henry Mintzberg, Ph.D. pela MIT Sloan School of Management, a estratégia de uma empresa pode ser definida usando a metodologia do 5 Ps: plano, pretexto, padrão, posição e perspectiva

A compreensão clara dessas cinco visões permite que uma empresa implemente a estratégia de maneira mais eficaz. A tática empresarial pode ser percebida como um plano, ou seja, um conjunto de linhas de ação para lidar com uma situação específica. Ela possibilita que os gerentes explicitem para as suas equipes o que se pretende atingir e os resultados esperados.

Sem novos rumos, sem ganhos

Alguns conservadores poderiam indicar que uma boa estratégia é manter o foco pré-estabelecido no negócio. “Em time que está ganhando não se muda”, diriam esses especialistas. No entanto, como o exemplo prático da Apple mostrou, por vezes, o ambiente de negócios direciona a tática empresarial para outros campos.

Estabelecer uma boa estratégia não é apenas uma questão de capacidade. É também uma questão de risco, aprendizado e credibilidade. Outro exemplo surpreendente nesse campo foi o redirecionamento de uma fabricante de automóveis no Brasil. Ela decidiu, no fim de 2020, criar um programa de carros por assinaturas. Os indicadores do mercado levaram à decisão: as vendas de carros caíram durante a pandemia enquanto os modelos de locação de veículos aumentaram as vendas.

Para estratégias ousadas como as apresentadas nesse artigo, os líderes de uma organização precisam compreender a complexidade do estabelecimento táticas de negócios e como implementá-las na prática no dia a dia da organização.

É função da liderança criar a sinergia entre as áreas para minimizar a complexidade dessas novas estratégias movendo-se horizontalmente para novos produtos ou verticalmente para novos mercados. Movimentos diagonais e movimentos múltiplos em diferentes direções deixarão os esforços da organização dispersos e incapazes de fazer o melhor uso de seus recursos existentes.

Estratégia no foco da gestão de negócios

Com uma visão que passa pelo clássico até o disruptivo, o curso de MBA Gestão Empresarial, do ProCED-FIA, aborda profundamente temas como estratégia de negócios e planejamento estratégico, apresentando a teoria aplicada à prática de negócios.

É importante dizer que a gestão estratégica não se restringe a uma escala macro, observando a empresa como um todo. Ela também se destina a áreas específicas, como marketing, finanças, logística e recursos humanos. Cada uma dessas frentes demanda atividades de gestão de negócios, o que inclui liderança, controle, monitoramento, planejamento e organização.

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