15 jun 21
Carreiras em seguros: conheça o mercado que continua em alta
Instabilidade econômica impulsiona o mercado de seguros
São poucos os mercados que se mantêm firmes, muito menos crescendo em momento de crise econômica. Um deles é o setor de seguros. No Brasil, o mercado segurador está entre os setores que tendem a se fortalecer com crises.
E a explicação para isso é simples: em momento de instabilidade econômica e incertezas quanto aos acontecimentos futuros, os brasileiros parecem perceber com mais clareza a importância do seguro para mitigar riscos e evitar perdas. Dessa forma, as profissões relacionadas ao setor também se tornam promissoras.
Portanto, se você está inseguro para definir em qual área investir ou se aprimorar em momentos de crise, vale a pena entender como entrar no mercado de seguros. E para chegar lá, precisa estar atento aos cursos de qualificação e às constantes atualizações desse mercado.
O mercado de seguros
Esse é um ramo vasto, com diversas possibilidades de atuação, porém com bastante exigência em todas elas. Por isso é importante entendê-las e se aprofundar na que for mais alinhada com seu perfil.
A diversificação de produtos e subprodutos oferecidos é tão grande que, hoje em dia, é possível fazer seguro para quase todo item de valor. Os mais comuns são os de automóveis, saúde, vida, agro, transportes, negócios e riscos patrimoniais.
Contudo, é importante ter em mente também que, apesar do número vasto de oportunidades e atuação, o mercado não vê com bons olhos quem tenta operar todas as frentes ao mesmo tempo. A melhor opção é estudar e entender os objetivos de cada produto e escolher aquele de maior interesse para se especializar.
Quais as habilidades que o profissional desta área deve desenvolver?
Um profissional que atua como gestor de seguros deve ser qualificado e se manter atualizado. Isso inclui, também, o conhecimento das estruturas do mercado, a avaliação de tendências e de percepções sobre oportunidades de negócios, bem como de toda a vasta gama de técnicas operacionais e de estatísticas cada vez mais digitalizáveis.
Dessa forma, profissionais da área podem utilizar as informações para o desenvolvimento de produtos, estratificação de mercados e capacitação de canais de distribuição.
Profissionais que falam inglês podem se destacar, uma vez que têm uma noção do que acontece nos setores da economia mundial.
Utilize tecnologia para o mercado de seguros
Os profissionais da área precisam saber também utilizar a tecnologia a seu favor no momento de analisar dados. O gestor deve estar munido de conhecimentos teóricos, jurídicos e de gestão administrativa para gerenciar equipes comerciais e técnicas, formular estratégias e seus decorrentes planos operacionais.
Se você ainda não sabe do que se trata um aplicativo para gestão comercial (CRM) e continua fazendo anotações à mão ou em planilhas confusas de Excel, por exemplo, é bom se atualizar e utilizar ferramentas que facilitarão o seu trabalho.
Ter uma rede de contatos promissora que mantenha você informado e próximo dos clientes é fundamental para quem pretende atuar neste mercado. Por isso, uma habilidade quase que obrigatória é ter uma boa comunicação para gerar e fechar negócios, além de frequentar eventos da sua área que ampliarão seu networking.
Em quais áreas o gestor de seguros pode atuar?
Como já foi dito antes, o profissional da área pode atuar como analista, consultor ou gestor. Por ser um mercado bastante abrangente, essas três categorias envolvem outras várias subáreas.
São muitas opções de atuação em um mercado cada vez mais aquecido. Geralmente as vagas nessas áreas são ofertadas por empresas que tratam diretamente com créditos, seguros e previdência. Ou seja, são bancos, seguradoras, insurtechs, fundos de pensão e empresas de gerenciamento de riscos.
O que faz um gestor de seguros?
Assim, esse profissional analisa propostas de seguros, laudos de inspeção, gerencia riscos e define políticas de ação para assegurar o cumprimento dos objetivos e metas estabelecidas, realiza estimativas e condições de taxas e controla a emissão de endossos de apólices conforme as regras internas e legislações referentes ao mercado.
Além dessas possibilidades, o gestor pode ainda trabalhar para diferentes tipos de empresas administrando a área de gerenciamento de riscos. Nessa opção, a prestação do serviço pode ser por meio do próprio escritório do profissional ou sendo contratado pela empresa.
Quais as vantagens de escolher uma carreira em gestão de seguros?
Ao optar por essa carreira, o profissional terá uma visão mais estrategista e competitiva, trazendo um leque de oportunidades do mercado. O gestor poderá atuar tanto em área administrativa, quanto em marketing, finanças, vendas e recursos humanos.
O mercado de seguros tem diversos âmbitos de atuação, não apenas nas modalidades de seguros, mas também em áreas como o setor previdenciário e de capitalização. A flexibilidade de horário é outra vantagem da carreira, que oferece a possibilidade de remuneração adequada à produtividade.
Quais os desafios na área de gestão de seguros?
Com o mercado em constante evolução, novos desafios surgem todos os dias. Um deles é a competitividade. Para se destacar neste mercado e alcançar bons resultados é primordial estar em constante aperfeiçoamento.
O gestor precisa ter também um bom relacionamento interpessoal com a clientela. Principalmente os gestores responsáveis por vendas devem criar empatia e ganhar a confiança do cliente. É necessário definir processos e estar plenamente preparado para realizar uma abordagem de vendas eficaz para conquistar novos clientes e, é claro, oferecer suporte e satisfação com um pós-venda efetivo.
Nesta nova era digital, tudo acontece e se transforma rapidamente. O que é novidade hoje pode, tornar-se ultrapassado amanhã. Por isso, é fundamental que o corretor, também, mantenha-se atualizado em relação às tendências de seu mercado de atuação, do mercado de seguros em geral, além de novas tecnologias e ferramentas que facilitam o trabalho de sua corretora.
Você gostaria de seguir carreira como gestor de seguros? Conheça o MBA Seguros e Previdência do ProCED-FIA, o primeiro e mais valorizado do Brasil.