06 jul 22

Blitzscaling: como fazer seu negócio escalar?

Conheça o caminho para o empreendedorismo escalonável com experiências de startups do Vale do Silício.

Como empresas que mal saíram do Business Model Canvas já garantiram sua escalabilidade para mercados internacionais? Cada vez mais o mundo observa esse crescimento de startups que conseguem, com pouco tempo de mercado, expandir seus negócios para outros países. Para muitos, o sucesso se deve a correta aplicação da metodologia denominada de Blitzsccaling.

O conceito tem explicado o crescimento exponencial de empresas como Amazon, AirBnb e Waze. Além de atrair as principais empresas de tecnologia, que definem tendências, o Blitzscaling, criado pelo empresário norte-americano Reid Hoffman (fundador do LinkedIn), já faz parte também do vocabulário de muitas empresas do mercado de tecnologia e investidores de venture capital.

Neste artigo, você saberá como a metodologia foi criada e como aplicá-la no seu negócio. Não perca tempo, confira já como garantir a escalabilidade de seu empreendimento!

O que é Blitzscaling?

Neste momento a curiosidade bateu à porta e você deve estar se perguntando: o que é esse chamado Blitzscaling? Como o criador do conceito disse à revista Harvard Business Review, é  a ciência e a arte de construir em alta velocidade empresas que servem a um mercado global.

“Isso é empreendedorismo de alto impacto. Esses tipos de empresas [que usam essa metodologia] sempre criam muitos empregos e indústrias do futuro”, disse Hoffman.

O nome, um pouco controverso, surgiu do termo “blitzkrieg”, uma tática militar do exército alemão durante a Segunda Guerra Mundial (1939-1945), usada para pegar os adversários de surpresa. Em alemão, blitz se traduz para o português como relâmpago e krieg, guerra. A ideia por traz da tática era simples: se as tropas carregassem apenas o que era absolutamente necessário, poderiam se mover muito mais rápido, surpreendendo os inimigos.

No paralelo para o mundo dos negócios, o conceito também funciona bem. A ideia é manter a simplicidade do empreendimento (sem carregar volumes desnecessários de trabalho) e atuar em problemas reais do negócio para ganhar a escalabilidade, ou scaling, termo inglês que compõe o nome da metodologia, Blitzscaling.

Para quem o Blitzscaling funciona?

Pessoas envolvidas em tecnologia, startups, empreendedores, investidores e empresas de capital de risco estão descobrindo que se tornar uma empresa scaleup pode ajudar a obter novas provisões financeiras antes de abrir o capital ou fazer uma aquisição estratégica.

Mas mesmo que você esteja longe desse perfil e trabalhe em um negócio com aspirações mais modestas, há algumas dicas que você pode tirar do modelo Blitzscaling.

As experiências de negócios com o conceito Hoffman podem ajudá-lo a administrar praticamente qualquer negócio.

Estágios para escalar seu negócio

Na visão de Hoffman, todos os tipos de negócios enfrentam dificuldades que precisam ser resolvidas no timing certo. Para tanto, o empresário definiu cinco estágios — conhecidos como Família, Tribo, Vila, Cidade e Nação — cada um representando o patamar, o impacto e a realidade de uma empresa.

Em cada uma dessas fases, a percepção de gestão de pessoas, atendimento ao cliente, número de funcionários e receita muda significativamente. Um negócio de três fundadores é diferente de um com 15 pessoas no time, que é completamente distinto de uma empresa com 100 pessoas.

Família

Nesta fase, os donos da empresa devem desenvolver seu produto o máximo possível, para ter uma proposta de valor clara e atender a uma necessidade exclusiva do mercado. Nessa fase inicial, eles devem focar em estruturar um pequeno negócio, encontrar bons fornecedores e soluções simples, para automatizar os processos burocráticos e facilitar o dia a dia.

Tribo

Os empreendedores devem ter um produto bem definido nesta etapa. É hora de pensar em investimentos para crescer, ajustar seu produto ao mercado e aumentar sua equipe. Quanto mais agilidade neste momento, mais eles se destacarão dos concorrentes de forma mais rápida para escalar os negócios.

Vila

É hora de escolher o momento certo para expandir, o que dependerá de fatores como oportunidades de mercado, previsão, recursos disponíveis e concorrência. Os processos de contratação devem ser rápidos. O esforço com as tarefas rotineiras deve ser mínimo, para que a gestão não perca tempo com burocracia, mas com a identificação, planejamento e execução do seu core business.

Com relacionamentos mais complexos, os negócios da Vila devem encontrar soluções para simplificar seus processos internos e cuidar bem da gestão dos negócios e pessoas.

Cidade

Ao chegar aqui, é provável que a empresa já tenha mais de um produto e uma grande fonte de receita. A ideia por trás dessa etapa é garantir a eficiência do gerenciamento de recursos em larga escala, sem desacelerar a empresa.

Talvez seja o momento certo para mudar a estratégia de tecnologia e direcionar todos os esforços para a produtividade, com a criação de novos processos, dashboards para controle de dados e uma gestão transparente para não diminuir a velocidade.

Nação

Aqui, a empresa já deve estar lidando com questões relacionadas a diferentes culturas, pois também investirá em uma estratégia global. O maior desafio para os donos de uma empresa Nação é comunicar suas ideias a milhares de funcionários em todo o mundo e expandir ainda mais seus negócios – que agora contam com mais de uma linha de produtos.

Como funciona na prática o Blitzscaling?  

Se uma startup determina que precisa se mover rapidamente, assumirá muito mais riscos do que uma empresa que passa pelo processo normal e racional de expansão. Segundo o fundador do conceito, este tipo de velocidade (escalabilidade), é necessário, por vezes, para que o negócio se torne valioso.

Hoffman cita um dos seus empreendimentos como exemplo, o LinkedIn. Segundo ele, a rede social não era valiosa até que milhões de pessoas se juntaram a ela. Empresas de pagamento como PayPal e comércio eletrônico como a Amazon têm margens baixas, por isso exigem volumes muito altos.

De acordo com Hoffman, para que o empreendedor navegue no chamado Oceano Azul, é preciso ser o pioneiro no seu nicho a escalar mais rápido. O primeiro a alcançar os clientes pode conquistar a mente e o coração deles. Existem três tipos de escala: base de clientes, de funcionários e receitas.

“As pessoas naturalmente se concentram em dois deles: aumentar suas receitas e aumentar sua base de clientes. O tamanho de uma organização e sua capacidade de execução determinam se ela pode capturar clientes e receita”, afirma o fundador do LinkedIn.

Mas como você pode criar e medir o sucesso de um negócio? Não há uma resposta simples para isso. Uma coisa é certa, porém: seguindo esse modelo, muitas empresas cresceram dramaticamente e conseguiram atender a um enorme mercado global.

No Brasil, o Nubank é um bom exemplo do blitzscaling na prática. Ele foi o primeiro banco digital no Brasil, e trouxe o conceito de realizar todas as transações bancárias pelo celular. Atualmente, o seu valor de mercado é de 31 bilhões de dólares, o segundo banco digital dessa lista é o Inter, que vale quase a metade do Nubank, 16 bilhões de dólares.

Gostaria de ler mais sobre estratégias de negócios? Então, veja nosso artigo sobre a melhor estratégia para a sua empresa. Para completar, aproveite nosso conteúdo sobre digitalização de empresas. Até a próxima!


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