03 ago 22

4 desafios para gerir ideias de negócios inovadores no ambiente digital

Saber como transformar o seu negócio e as barreiras limitantes é o primeiro passo para se manter no mercado. Confira como essa missão ficou ainda mais complicada no mundo digital.

Qual é a correlação entre ideias de negócios inovadores e a transformação digital? Após a rápida digitalização dos processos durante o isolamento social, é difícil desassociar essas duas variantes. Os novos hábitos de consumo, com compras e outras transações on-line, e os atuais modelos de trabalho, remotos e híbridos, não deixam dúvidas: o futuro dos negócios é digital.

Não por acaso que, entre as trinta empresas unicórnios no Brasil, vinte e nove delas nasceram com soluções para o mundo virtual. E a única startup que fugiu desse cenário conseguiu escalar graças a mudança de seu modelo de negócio adivinha para onde? Sim, para o mundo digital.  

Mas engana-se quem pensa que a automação dos processos é coisa de startup. Mesmo empresas tradicionais, algumas até centenárias, já aterrizaram no mundo tech. Como o The Wall Street Journal publicou em um artigo, “toda empresa é agora uma empresa de tecnologia”.

Fugir das novas tecnologias para criar modelos de negócio ou até potencializar os atuais é quase que um caminho sem saída. Se você não quer deixar a sua empresa para trás no processo de automação, veja, neste artigo, quais são as principais barreiras da transformação digital e como superá-las. Boa leitura!

Qual é o cenário da transformação digital no Brasil?

Antes de abordamos aqui sobre os grandes desafios da transformação digital no ambiente de negócios atuais, vejamos como as empresas no Brasil estão investindo na automação de processo.

Apesar de o Brasil ser um país de destaque no ecossistema de inovação mundial, é fato que as organizações brasileiras ou com negócios em terras tupiniquins só aceleraram a transformação digital após o efeito da pandemia.

Uma pesquisa realizada, em 2021, pela Samba Digital, unidade de negócios digitais da Sambatech, salientou que 76,2% das companhias do país estão desenvolvendo ou já implementaram uma estratégia de digitalização – a maioria tomou atitudes concretas para a automação dos projetos nos últimos dois anos. O levantamento entrevistou 100 líderes de tecnologia de pequenos, médios e grandes negócios no país.

O estudo ainda destacou que uma percentagem pequena do empresariado brasileiro ainda não se antenou às tendências tech, apenas 1,9% das empresas não possuem nenhum plano de digitalização do negócio. Mas ainda há organizações que estão indecisas na tomada de decisão, 12,4% dos entrevistados afirmaram que até têm intenções de desenvolver uma estratégia de negócios digital, mas não têm um planejamento. O restante (9,5%) já desenvolveu um roteiro de transformação digital, mas não o colocou em prática ainda.

Aqui vale a pena ressaltar que a transformação digital não significa apenas a adoção de tecnologias digitais, mas sim a utilização delas para criar valor agregado aos negócios. Por exemplo, não adianta nada uma loja física de roupas fazer um site com fotos dos modelos de vestuário, mas não negociar por meio da plataforma. Será apenas uma vitrine virtual, sem criar facilidades para o comprador e para o vendedor.

Contudo, digamos que essa mesma loja física de vestuário crie uma plataforma virtual, onde as pessoas poderão, além de ver as fotos das roupas, ter provadores virtuais, combinando diversos looks, e uma experiência de compra integrada com PIX e cartão de crédito. Neste segundo cenário, sim, há de fato a transformação digital do negócio. 

Por que a transformação digital é difícil?

Como vimos no tópico anterior, a automação dos negócios não é simplesmente a compra de uma tecnologia que agiliza processos, mas sim uma mudança de mindset. Trata-se de criar uma experiência digital para seus compradores de produtos e serviço. Porém, por que muitas empresas ainda falham ao tornar seus negócios digitais?

Isso é porque a transformação digital bem-sucedida requer não apenas o conjunto certo de ferramentas, mas também a experiência e a orientação corretas para conduzir o processo e obter os melhores resultados.

As empresas que não observam ou não respondem de acordo com as necessidades da transformação digital falham na tentativa de fazer negócios no mundo virtual. Enquanto os que adotam, de corpo e alma, o mindset digital são reconhecidas como líderes de seus segmentos.

Mas se a sua empresa está com dificuldade de acertar o passo digital, não se preocupe, ela não é a única. Vejamos aqui alguns dados que reforçam essa tese:  

•  De acordo com levantamento da McKinsey, 70% das transformações digitais falham, na maioria das vezes devido à resistência dos funcionários.

•  A mesma pesquisa, também detectou que apenas 16% dos funcionários disseram que as transformações digitais de sua empresa melhoraram o desempenho e são sustentáveis no longo prazo.

•  Um estudo da Consultoria KPMG, feita com quase 5 mil heads de tecnologia, aponta que apenas 41% das empresas têm uma estratégia digital em toda a empresa e apenas 18% das empresas classificam seu uso de tecnologia digital como “muito eficaz”.

•  Dos líderes de tecnologia entrevistados pelo levantamento da KPMG, 19% deles disseram que sua organização não tem sido eficaz no uso de tecnologias digitais, enquanto 69% classificam o uso de tecnologias digitais como moderadamente eficazes. Apenas 18% dos entrevistados dizem ter sido muito eficazes no uso de tecnologias digitais para aprimorar a estratégia de negócios de sua organização.

Desafios para novas ideias no mundo virtual

Como observado, a adoção de tecnologias nos negócios não está fácil para ninguém. Poucas são as organizações que são líderes no mundo virtual. E mesmo empresas que escalaram a partir da transformação digital também precisam se reinventar constantemente.

Recentemente, a Netflix, empresa que surfou como líder do streaming por um bom tempo, sofreu um revés. Com a concorrência aumentando no segmento, a empresa do Vale do Silício está vendo a sua parcela de novos assinantes diminuir e suas despesas para a construção de novos conteúdos aumentar. A solução encontrada pela companhia foi investir em uma versão de assinatura com anúncios.

É nítido que para superar os novos desafios, cada vez mais constantes, as empresas precisam se tornar inovadoras em série. Para não ser derrotado pela concorrência, mesmo as empresas em um ambiente tradicionalmente não digital devem considerar abordagens virtuais para se manterem no mercado.

Embora a maioria dos tomadores de decisão do século 21 reconheça a necessidade da transformação digital para melhorar seus processos de negócios, muitos esbarram em dificuldades comuns para essa transição.

A seguir listamos os 4 grandes desafios dessa fase e como superá-los:

Liderança e cultura

Hoje, os processos de transformação ainda são iniciados de cima para baixo e, portanto, o primeiro desafio está na gestão da empresa.

Os líderes corretos são cruciais para o sucesso dos processos de transformação digital. Se os líderes são céticos em relação a automação dos processos e querem se ater às hierarquias clássicas, a liderança se mostra um freio à inovação.

O processo de transformação da liderança, começa, por exemplo, com o arquivamento de uma velha cultura: do erro zero. Isso significa que os erros devem ser evitados desde o início e aqueles que os cometem devem temer sanções da organização.

Não é difícil ver por que essa política da empresa é um freio à inovação. Os funcionários não são motivados a pensar “fora da caixa” e assumir riscos; pelo contrário, eles são incentivados a fazer tudo exatamente como sempre foi feito. A inovação morre neste momento.

Por que as pessoas querem hoje em dia trabalhar em startups? Lá elas aprenderam a valorizar os erros. As falhas ajudam a mostram o que funciona e o que não funciona. Cometer erros sistematicamente produz insights importantes que melhoram o produto. Este princípio de falha rápida é relevante em todas as áreas de uma empresa.

Falta de capacidade inovadora

Mesmo que haja vontade de mudar dentro da empresa, os processos de transformação digital muitas vezes falham por falta de capacidade inovadora.

O que isto significa? Os funcionários não têm as habilidades necessárias para apoiar e moldar ativamente os processos de transformação. De acordo com uma pesquisa da consultoria KPMG 77% das empresas consideram a falta de habilidades digitais como o principal obstáculo para sua transformação digital.

Não há solução de curto prazo para este desafio. As empresas precisam criar uma cultura de inovação de longo prazo, que atraia talentos à organização, ou trabalhar com parceiros (terceirizar serviços) que compreendam o ambiente de trabalho ideal para os talentos tech.

Ao mesmo tempo, as empresas precisam investir em constantes treinamentos para que os atuais funcionários se adaptem constantemente ao novo ambiente digital e às tecnologias emergentes.

Estruturas inertes e hierarquias íngremes

As velhas estruturas empresariais atingiram seus limites. Processos, que evoluíram ao longo de muitos anos, transformavam cada decisão em uma tarefa burocrática e tediosa. Era preciso muitos testes e diversos acordos entre a Diretoria para levar novos produtos, serviços e processos adiante.

Em um ambiente cada vez mais acelerado, essas estruturas lentas se tornam um grande obstáculo à inovação. Hoje, a empresa que é mais rápida em pegar uma ideia e transformá-la em um produto que satisfaça as necessidades do grupo-alvo, mesmo que este não esteja 100% pronto, é muitas vezes aquela que consegue se manter no mercado.

Para esse problema, a melhor solução é criar um novo mindset na organização voltado à adoção de metodologias ágeis.

Budget limitado

A implementação de soluções digitais pode ser um processo caro e os danos financeiros da pandemia foram substanciais para empresas e governos em todo o mundo. Muitas empresas relataram perdas significativas e cortes no orçamento.

Atualmente, muitas soluções digitais são implementadas com base em uma metodologia ágil, o que significa que o escopo continua mudando e tem custos adicionais associados. O planejamento e o gerenciamento de projetos inadequados podem criar um descontrole do escopo e levar à superação do orçamento.

Para superar esses desafios, as empresas precisam criar uma estratégia financeira abrangente enquanto planejam implementar quaisquer soluções digitais. Eles também precisam calcular os benefícios de longo prazo e o ROI antes de implementar o projeto.

Como observado, com tanto em jogo, as empresas precisam descobrir como resolver os desafios da transformação digital agora. A jornada para um futuro mais conectado e ágil já começou!

No artigo acima, percebemos que as pessoas são o centro das soluções (e dos problemas) da adaptação virtual. Compreender como abordar a questão do ponto de vista humanístico é fundamental para a aceleração dos negócios. Para não errar nesse processo, leia aqui uma reportagem sobre o assunto, especialmente para negócios PMEs


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